PTB reúne coordenadores e define estratégias para as eleições de 2008

PTB Notícias 16/07/2007, 14:40

O Diretório do PTB do Rio Grande do Sul reuniu na última sexta-feira, 13, na capital Porto Alegre, cerca de 200 dirigentes municipais de todo Estado para um encontro de trabalho que definiu a agenda de reuniões nos municípios com vistas às eleições de 2008.

Com a presença do senador Sérgio Zambiasi, deputados federais e estaduais, secretários, prefeitos, vices e vereadores, os 23 coordenadores regionais apresentaram um relato sobre a situação do partido em cada município e as expectativas com relação às eleições.

Na abertura do encontro, o presidente estadual do PTB gaúcho, vereador Elói Guimarães, ressaltou a importância das eleições municipais do ano que vem e reforçou a posição de que o partido tem que participar da disputa em todos os municípios.

” Nossa meta é atingirmos um crescimento de 20% com relação a última eleição”, disse ele.

O secretário-geral do PTB no Rio Grande do Sul, Claudio Manfroi, apresentou o modelo proposto pela executiva estadual como forma de organização partidária nos municípios, por meio de uma atenção diferenciada aos 84 maiores colégios eleitorais no Estado.

Segundo ele, a pedido de alguns coordenadores, a executiva estendeu o número de municípios e deliberou que serão realizadas reuniões naqueles com mais de 18 mil eleitores.

O objetivo, conforme Manfroi, é que os líderes “adotem” os municípios, ou seja, cada membro da executiva será responsável politicamente por aquele município, proporcionando todo atendimento necessário para efetivar as provisórias, agregar novos filiados e principalmente colaborar no processo de formação de nominata e viabilização de candidaturas consistentes, não permitindo que hajam mais aventuras políticas.

“Queremos passar de 400 para 500 vereadores no Estado.

Nas eleições majoritárias serão analisados caso a caso, e executiva, juntamente com o coordenador regional, fará uma análise da melhor forma de participação do partido naquele município”, esclareceu.

Manfroi lembrou ainda que faltam 90 dias para o encerramento das filiações partidárias junto ao TRE.

O líder do PTB na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Cassiá Carpes, reforçou a importância da formalização das comissões provisórias.

O parlamentar colocou-se à disposição para percorrer o Interior e colaborar na construção do partido, lembrando que para a disputa do ano que vem o PTB deve apresentar nominatas representativas e de qualidade política.

“Na nossa linguagem futebolística dizemos que física demais não funciona, precisamos também da técnica”, brincou ele.

A deputa estadual Kelly Moraes saudou os presentes fazendo um chamamento para as mulheres, para que elas coloquem seus nomes à disposição do partido e disputem as eleições.

“Tenham um pouco mais de coragem e concorram em 2008, temos condições de sairmos vitoriosas e eu sou um exemplo disso.

Minha função é mãe, dona de casa, mas pelo meu partido eu arrisquei e, com apoio do meu marido, fui trabalhar para ser deputada federal e agora estou deputada estadual.

Meus gabinete estará sempre de portas abertas para todos vocês”, enfatizou ela.

O secretário estadual do Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, retratou o atual momento político no Estado e analisou a participação do partido no governo do Estado.

” Nós somos o partido mais fiel, nossa bancada sempre teve unidade nas votações da Assembléia aos projetos do Executivo.

O PTB é o único partido que demonstra sua lealdade e vontade em trabalhar”, disse.

Lara defendeu o trabalho e a produtividade dos quadros partidários do PTB que, conforme o petebista, sempre apresentaram o equilíbrio entre os conhecimentos técnicos e políticos.

“O partido tem condições e quadros capacitados para a disputa de 2010”, ressaltou.

Os deputados Aloísio Classmann e Iradir Pietroski também apresentaram juntamente com os coordenadores as expectativas de suas regiões.

Bancada Federal O deputado federal Luiz Carlos Busato relatou o movimento encabeçado pelo PTB no sentido de buscar melhorias para o Rio Grande do Sul pela bancada federal gaúcha.

Em seu primeiro mandato parlamentar, Busato reconheceu o trabalho e a assistência dos colegas Paulo Roberto e Sérgio Moraes e, sobretudo, do senador Sérgio Zambiasi.

” Não só o senador, mas todo seu gabinete e sua assessoria que são incansáveis na assistência ao nosso entendimento sobre o funcionamento da Casa em Brasília”, disse ele.

O petebista destacou ainda a experiência de percorrer os municípios na campanha eleitoral e durante as reuniões nas coordenadorias regionais.

“Precisamos fortalecer nossas bases em 2008 para termos candidatura própria em 2010 e o PTB tem condições de lançar um candidato ao governo do Estado”, disse ele, sob aplausos dos presentes.

Ao encerrar seu pronunciamento, Busato fez um chamamento para que os dirigentes municipais tragam novos companheiros ao partido.

O deputado federal Sérgio Moraes fez um relato do Vale do Rio Pardo, lembrando que esta foi a regional que mais cresceu no último pleito.

“A nossa região de Santa Cruz e Vale do Rio Pardo terá candidatos a prefeitos na maioria dos municípios e temos certeza que grande parte deles sairão vitoriosos, porque temos um partido efetivamente constituído e com lideranças representativas”, disse.

Moraes reforçou a importância de eleger mais vereadores e colocou-se à disposição para colaborar com os municípios no que for preciso.

Logo após a manifestação das lideranças, os 23 coordenadores relataram as expectativas dos municípios e definiram as datas das reuniões já para os meses de agosto e setembro.

“Que alegria reunir os amigos nessa reunião de trabalho, absolutamente democrática, que conta com a participação de todos os nossos dirigentes municipais discutindo sobre o futuro do nosso partido.

É assim que crescemos.

Como é bom ver também essas jovens lideranças e perceber a oxigenação dentro do PTB”, declarou o senador Sérgio Zambiasi ao encerrar o evento.

Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, a presidente estadual do PTB Mulher Tânia Reckziegel, o presidente do MJT/RS, André Costa, e o presidente do Instituto Solon Tavares, Pedro Gabril.

fonte: site do PTB – RS