PTB reúne presidentes de diretórios municipais no Rio Grande do Sul

PTB Notícias 3/04/2009, 13:39

Sob a coordenação do presidente do Diretório Estadual do PTB no Rio Grande do Sul, deputado Luís Augusto Lara, os presidentes dos diretórios municipais do partido estiveram reunidos na última quarta-feira (1º/4), em Porto Alegre, para debater temas considerados prioritários para a nova gestão da legenda, como o Fundo de Desenvolvimento Institucional, a Reforma Política, a realização de Pesquisa de Dados do Partido e o processo de Interiorização.

Ao abrir a reunião, Lara destacou a importância do Interior no fortalecimento da sigla, defendendo que os gestores municipais precisam ser os primeiros a tomar conhecimento de qualquer ação ou metodologia que o partido deflagre.

“O diretório estadual quer chegar mais perto dos municípios, criando um vínculo de reciprocidade e, por isso, vamos atender à sugestão de nosso senador Sérgio Zambiasi, iniciando uma radiografia do partido para saber quem somos, quantos somos, onde estamos e para aonde vamos”, disse.

Segundo o presidente, esse levantamento já foi feito em Porto Alegre, e, agora, será estendido ao Interior, com ajuda dos segmentos políticos do partido e de técnicos do Instituto Solon Tavares.

Quanto à série de 24 viagens que o PTB prepara pelas coordenadorias do partido, Lara adiantou que as caravanas começarão no próximo dia 17, por Santa Cruz do Sul, seguindo para Lajeado, no dia seguinte.

“A sequência das viagens está pré-definida, entretanto, até o final da manhã da próxima segunda-feira (6) aceitaremos pedidos de novas inclusões de cidades, já que a executiva do PTB fechará em definitivo o roteiro”, alertou.

.

O objetivo das pesquisas foi enfatizado por Ivandre Medeiros, vogal do PTB, que destacou ser fundamental ter um banco de dados sobre o perfil das pessoas que representam o PTB no Interior.

“Precisamos saber quantos secretários e quais as secretarias são ocupadas por petebistas e buscar adesão política, identificando quem tem competência para ser guindado a uma candidatura” destacou.

Partido iniciará dia 17 seus encontros regionais Ao tesoureiro da sigla, Pedro Gabril, coube falar sobre o Fundo de Desenvolvimento Partidário, que está sendo formado com a finalidade específica de ajudar no custeio de futuras campanhas eleitorais, buscando o aumento da representatividade do partido na Câmara Federal, Assembleia e prefeituras.

O Fundo será formado com a contribuição dos diretórios municipais e quaisquer outras doações.

Em época de campanha eleitoral, os recursos voltarão para as cidades participantes.

“Os diretórios municipais vão repassar 20% do total arrecadado com as contribuições partidárias para o Fundo e isso inclui o diretório estadual.

Quando houver campanha, essas cidades receberão a retribuição do Fundo em valores ou em ações”, resumiu Gabril.

Projetos de Lei que tramitam no Congresso sobre a Reforma Política e versam, entre outros assuntos, sobre a proibição de financiamento de campanha política e a permissão de troca de siglas por parlamentares em ano eleitoral foram comentados pelo advogado do PTB, Getúlio de Figueiredo Silva.

“Quanto à troca de siglas, nosso partido já tem linha política nacional definida e os parlamentares petebistas deverão votar contra a chamada janela”, concluiu.

O encontro foi encerrado pelo presidente Lara, que convidou os presentes a se engajarem nas caravanas do PTB pelo Interior, cujo roteiro será divulgado posteriormente no site do partido.

fonte: site do PTB – RS