‘Qualificação profissional é sempre bem-vinda’, afirma Braulio Braz

PTB Notícias 31/01/2012, 18:01


Visando a Copa do Mundo de 2014, o governo de Minas Gerais irá oferecer cursos de capacitação profissional para camareiros, garçons, auxiliares de cozinha, guias de turismo, recepcionistas, motoristas, atendentes e condutores de equipamentos turísticos, entre outras categorias, da capital e do interior do Estado.

A previsão de início dos cursos é para início de março, com turmas para 20 a 40 pessoas.

A garantia desse benefício ocorreu em solenidade de assinatura de termo de parceria entre as secretarias de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), de Turismo (Setur), de Trabalho de Emprego (Sete) e o Sistema Fecomércio Minas, Sesc e Senac.

O deputado estadual licenciado e secretário de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, petebista Braulio Braz, participou da festividade solene junto ao governador Antonio Anastasia, que foi realizada na sede do Senac Minas, em Belo Horizonte.

“É mais um grande passo que o nosso governador Anastasia dá no legado social.

Qualificação profissional é sempre bem-vinda.

Além de podermos ser referência na Copa do Mundo, temos a oportunidade de ser o Estado que mais investe nos trabalhadores.

Minas tem uma infraestrutura completa para receber esse grande evento mundial”, frisou Braz.

O presidente do Sistema Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga, destacou a importância do trabalho conjunto com o governo de Minas.

Para Gonzaga, com essa iniciativa, o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos coloca mais uma vez seus serviços à disposição dos mineiros, com vistas a contribuir para o reconhecimento do Estado.

“Nosso objetivo é colaborar para que Minas esteja preparada ao receber a Copa do Mundo de 2014 e que o maior número de pessoas possa se beneficiar, por meio da interiorização das ações e da oferta de cursos gratuitos de qualificação nas áreas de turismo e hospitalidade”, disse.

O governo mineiro tem outros acordos firmados de ações de capacitação com parceiros do estado para a Copa das Confederações, em 2013, e o Mundial.

Em outubro, por meio das Secretarias Secopa, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Sebrae-MG, o governo assinou o protocolo de intenção para a criação do “Laboratório de Culturas do Mundo”, que funciona dentro do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, da Secretaria de Estado de Cultura.

Os jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana terão a oportunidade de estudar inglês e espanhol, gratuitamente, a partir do dia dois de fevereiro.

Eles aprenderão não só o idioma, mas, também, sobre a cultura desses países.

Outra iniciativa preparatória do evento esportivo é o acordo de cooperação técnica assinado pela Secopa e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), em dezembro, visando à preparação de lojistas.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado estadual Braulio Braz (PTB-MG)Foto: Carlos Alberto/site do deputado estadual Braulio Braz (PTB-MG)