Quase 100 mil pessoas prestigiam Festival de Inverno de Domingos Martins

PTB Notícias 30/07/2007, 17:47


Durante os últimos dez dias, a música ditou o clima de Domingos Martins, mudando a rotina e a trilha sonora dos moradores da cidade serrana do Espírito Santo, situada a 43 quilômetros de Vitória.

Foi nesse período, encerrado neste domingo (29/7), que o município, administrado pelo prefeito petebista Wanzete Kruger, abrigou a 14ª edição do Festival Internacional de Inverno, que reuniu músicos de todos os cantos e estilos em 33 oficinas de diversos instrumentos, além de 70 shows gratuitos de nomes como Lenine, Roberto Menescal, Flavio Venturini, Toquinho, Márcio Montarroyos, Leo Gandelman e o guitarrista americano Charlie Hunter.

O evento, que atraiu mais quase 100 mil pessoas a Domingos Martins, movimentou por dez dias os diversos setores da cidade, lotando pousadas, restaurantes e praças.

Durante o período do festival, foram oferecidas 33 oficinas de música erudita e popular ministradas por grandes músicos.

No interior do município, nos distritos de Perobas, Paraju, Santa Isabel, Melgaço e Aracê também aconteceram oficinas de violão, concertina, acordeão e canto.

Durante o festival, as atrações musicais se dividiram em palcos montados em vários pontos da cidade – palco principal, Coreto, Rua de Lazer e Igreja Luterana.

Neste ano, mais de 70 shows vão movimentaram a cidade.

Na abertura, no dia 20 de julho, apresentou-se a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.

Logo em seguida, aconteceu um concorrido show de Toquinho.

O cantor e compositor Toquinho deu um show de simpatia e carisma, fazendo um show bem popular e com um “quê” de aula.

Conversador, em pouco mais de um hora de apresentação, ele tocou os clássicos da carreira, como “Tarde em Itapoã”, música que abriu o show, “Caderno”, “Que Maravilha” (parceria com Jorge Ben Jor), “O Pato” e um medley de canções do Tom Jobim e Vinícius de Moraes (“Esse Seu Olhar / Corcovado / Se Todos Fossem no Mundo Iguais a Você”, depois “Regra de 3” e “Eu Sei Que Vou Te Amar”), todas cantadas em coro por uma platéia interessada em música.

A segunda noite de shows reservou boas surpresas para quem curte boa música.

Mais quente e com público maior, o mineiro Flávio Venturini comandou o show no palco principal e, ainda, comemorou seu aniversário (que é dia 22).

Além dele, a noite ainda contou com apresentação do duo Jaroslav Sonsky (violino) e Patrícia Bretas (piano), Coral da Ufes, no distrito de Santa Isabel, Banda Sinfônica do Colégio Salesiano Santa Rosa, do Rio de Janeiro, além das oficinas durante o dia.

No dia 27, aconteceu o show de Lenine.

No sábado, dia 28, o saxofonista Leo Gandelman e o guitarrista americano Charlie Hunter animaram a festa.

WorkshopsNesta edição do Festival de Inverno de Domingos Martins, dois grandes músicos falaram ao público sobre sua carreira e sobre a arte de fazer música para os alunos do festival: Roberto Menescal ministrou um workshop de violão no dia 24, e Márcio Montarroyos, no dia seguinte, falou sobre trompete.

Os participantes tiveram livre acesso ao Workshop Circus.

O prefeito petebista Wanzete Kruger comemorou o sucesso da realização do 14º Festival de Inverno de Domingos Martins, e aproveitou para fazer um convite para o próximo evento que movimentará a cidade: a 20ª Festa do Morango de Domingos Martins, que terá início no dia 03 de agosto, no bairro Pedra Azul.

Agência Trabalhista de Notícias