RS: Ranolfo Vieira Júnior participa de reunião sobre segurança no campo

Agência Trabalhista de Notícias 21/05/2020, 8:45

Imagem Crédito: Divulgação/SSP-RS

A tecnologia pode ajudar a aumentar a segurança no campo. Com o objetivo de implementar o Programa Propriedade Segura, baseado no georreferenciamento das propriedades rurais do interior gaúcho, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, promoveu, na quarta-feira (20), uma videoconferência para a apresentação da iniciativa pelo presidente da Emater, Geraldo Sandri, ao vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), à chefe de Polícia, Nadine Anflor, e ao secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho.

Na reunião virtual, foi apresentado o projeto que já está implementado nos municípios de Colorado, Ibirubá e Getúlio Vargas. Com apoio de prefeituras, órgãos de segurança e iniciativa privada, funciona nessas cidades um sistema que permite a integração de mapas com ruas e estradas do interior e as coordenadas de cada propriedade rural. Com esse georreferenciamento em operação, órgãos de segurança pública têm acesso a rotas de deslocamento mais eficientes e rápidas em caso de ocorrências, por meio da navegação por um sistema de GPS.

O vice-governador Ranolfo se comprometeu a encaminhar o tema para a área técnica da Secretaria da Segurança Pública, para uma análise de viabilidade e de custos nos municípios que já implementaram o programa. Num segundo momento, a ideia é elaborar um plano de implementação estadual com ajuda da Famurs. “Sem dúvida, é algo muito interessante para todos”, disse. Já a delegada Nadine relatou que conheceu o programa em Getúlio Vargas, onde o sistema já ajudou a Polícia Civil em investigações e até em capturas de foragidos. A sugestão é integrar a iniciativa ao programa RS Seguro, do governo do Estado.

Participaram da reunião, ainda, o diretor-geral da Famurs, José Scorsatto, o diretor técnico da Emater e superintendente técnico da Ascar, Alencar Paulo Rugeri, e a deputada estadual Silvana Covatti.

Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul