Raphael Matos quer lei para contemplar alunos com exame de diabetes

PTB Notícias 21/10/2014, 9:09


O vereador Raphael Matos (PTB) apresentou indicação à Câmara Municipal de Dourados (MS), na sessão ordinária desta semana, solicitando ao prefeito Murilo Zauith (PSB) e aos secretários José Jorge Filho (Governo) e Marinisa Mizoguchi (Educação) implantação de legislação municipal que torne obrigatório a realização de exame para diagnóstico de diabete, no ato da matrícula, em todos os alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com Raphael, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) mostram que o crescimento anual de casos de diabetes do tipo I, que afeta principalmente crianças e adolescentes, é de 3%.

A doença pode aparecer nos primeiros anos de vida, entretanto, a maior incidência é a partir dos 5 anos até a adolescência.

Segundo pesquisa do Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), houve um aumento de 40% no número de casos de diabetes no país entre 2006 e 2012.

O percentual de pessoas que se declararam diabéticas também sofreu acréscimo: passou de 5,3% para 7,4% no período.

O avanço do diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento da população.

Para o vereador petebista, a obrigatoriedade da realização de tal exame, além de diagnosticar precocemente o diabetes, proporcionará melhores condições de aprendizado ao aluno.

“Trata-se de medida simples, facilmente exequível pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, que irão ainda mapear o índice de diabetes infantil que, se tratados a tempo e de maneira adequada, evitarão inúmeros problemas e outras consequências mais sérias a saúde de nossas crianças”, destaca Raphael Matos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Raphael Matos (PTB-MS) Foto: Thiago Morais/Assessoria