Raphael Matos solicita manejo de capivaras do Parque Arnulfo, em Dourados

PTB Notícias 3/05/2014, 9:33


A superpopulação de capivaras na área do Parque Arnulpho Fioravante, próximo ao centro de Dourados (MS), é uma questão que tem preocupado o vereador Raphael Matos (PTB), principalmente pelo risco que esses animais oferecem à saúde pública, haja vista que são hospedeiros do carrapato estrela, principal vetor da febre maculosa.

Ainda no ano passado, o vereador petebista encaminhou solicitação ao Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) manifestando sua preocupação com o surgimento de possíveis focos da doença e pedindo estudos para um manejo adequado das capivaras que habitam o Parque, próximo ao terminal rodoviário.

Esta semana, o vereador teve acesso a um pré-projeto que trata do manejo destas capivaras e manifestou apoio para que seja colocado em prática no menor espaço de tempo possível.

Atualmente, conforme estudo realizado pelo Imam, a população de capivaras no Parque Arnulpho é de aproximadamente 120 animas.

“Não podemos ficar de braços cruzados, esperando a confirmação de um caso grave, como é o da febre maculosa, para tomarmos alguma providência; acredito que a prevenção pode ser o melhor remédio”, complementa o vereador.

ServiçosRaphael Matos também solicitou da prefeitura, uma revitalização de urgência no Parque Arnulpho Fioravante, principalmente no campo de futebol e na pista de caminhada, “importantes espaços para utilização da sociedade, que se soma à pista aberta recentemente, dentro do parque, para utilização de ciclistas de Dourados e região”.

“Temos que retomar a essência deste Parque, criado pelo ex-prefeito José Elias Moreira em meados de 1980, com o propósito de ser um grande parque para o lazer dos douradenses e também para a proteção ambiental”, defende Raphael Matos.

fonte: site do PTB – MS