Reforma política é tema em simpósio realizado pela FIGV em Dourados

PTB Notícias 27/08/2013, 18:01


Nos últimos dias 23 e 24 de agosto a Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV) realizou um simpósio em Dourados (MS).

O evento aconteceu no Plenário Weimar Gonçalves Torres, na Câmara Municipal, e contou com a presença de autoridades políticas, presidentes de partidos e vereadores da região.

“É muito importante o que a Fundação Instituto Getúlio Vargas está realizando aqui na cidade de Dourados, é um evento que tem um conteúdo programático, através de palestras e workshops.

O Brasil está enfrentando uma reviravolta na política, e o evento pontua em uma das palestras a reforma política.

Espero que todos possam aproveitar o que a FIGV esta oferecendo”, disse o presidente da Juventude do PTB, Adriano Stefanni.

O evento teve início às 9h com abertura feita pelo presidente estadual do PTB e da FIGV, Ivan Louzada.

“O simpósio foi a oportunidade das pessoas participarem e conhecerem o que vem sendo discutido na reforma política, e aprenderem um pouco sobre como falar em público na palestra ministrada pela Dr.

Patrícia Cáceres, espero que todos tenham aproveitado”, diz Louzada.

Segundo o presidente da FIGV, o objetivo é organizar pelo menos um simpósio por mês, em cada estado, focando o que for de mais importante em cada um deles.

No início da tarde houve a palestra com o advogado Renato Borges Barros, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF (Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal).

Ele abordou temas como o financiamento de campanha (público, privado ou misto), definição do sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital), participação da juventude na política, fim ou manutenção das coligações partidárias e orientações sobre prestações de contas de campanha.

“A reforma política é um tema muito presente e debatido em todo país, e o objetivo da FIGV foi aprofundar o eleitor nesta questão.

O dr.

Renato é um advogado renomado, e passou de uma forma muita clara os tópicos descritos”, disse o vereador de Dourados Raphael Matos (PTB), um dos organizadores.

No sábado o evento teve início às 8h30 com um workshop de Oratória Política, comandado pela fonoaudióloga Patrícia Cáceres.

“A dr.

Patrícia já ministrou palestras para executivos, políticos, atores e jornalistas renomados e também já ministrou eventos para empresas como Coca-Cola, Vale do Rio Doce e Rede Globo.

” “Foi um prazer receber a dr.

Patrícia neste evento, foi uma palestra dinâmica, produtiva e muito importante no meio político.

Houve atividades que ensinaram como usar a voz e o corpo, análise dos principais discursos modernos e como transmitir credibilidade”, explicou Louzada.

Ao final do workshop os participantes se deslocaram para o monumento a Getúlio Vargas para “relembrar a data de seu falecimento”.

A atividade é realizada todos os anos por membros do partido.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB-MSFoto: Divulgação