Reizo apresenta moção ao Dia Internacional da Síndrome de Down

PTB Notícias 1/04/2013, 16:42


O vereador Reizo Castelo Branco (PTB) deu entrada, na quarta-feira (27/3/2013), em uma moção na Câmara Municipal de Manaus (CMM) parabenizando as crianças com Down e suas famílias pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.

Esta síndrome, por ser um acontecimento genético natural e universal, é causada por uma alteração genética na divisão das células durante a formação do feto.

O parlamentar reconhece o trabalho das instituições que contribuem para o aprendizado e socialização das crianças portadoras desta síndrome, entre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Na Apae os profissionais investem seu tempo para estimular e capacitar crianças e adolescentes nas mais diversas áreas profissionais e promoção de qualidade de vida.

Este trabalho respeita o tempo de cada um deles pelas suas dificuldades motoras e comprometimento intelectual.

O vereador ressaltou que muitas pessoas reclamam que ainda há preconceito.

“Infelizmente o preconceito existe, mas, o que todos devem entender é que somos iguais e, independente de qualquer coisa, todos nós temos nossas dificuldades”, disse.

O parlamentar lembrou que os três atores Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, portadores as Síndrome de Down protagonistas do longa-metragem brasileiro “Colegas” de Marcelo Galvão, mostraram que são capazes de trabalhar e emocionar o público com a sua arte.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Câmara Municipal de Manaus