Reizo apresenta PL que dá acesso de estudantes a orientação vocacional

PTB Notícias 10/04/2013, 19:07


A escolha da profissão é um dos passos mais importantes na vida de qualquer estudante.

O medo, a insegurança e a dúvida sobre qual área que gostaria de atuar são fatores que inibem um olhar mais ampliado do que poderia combinar com a personalidade e perfil de cada um.

Uma das maneiras para acabar com esse medo dos estudantes é o acesso a orientação vocacional.

Para contribuir com a inserção destes futuros profissionais ao mercado de trabalho, o vereador de Manaus (AM) Reizo Castelo Branco (PTB) deu entrada, nesta quarta-feira (10/4/2013), na Diretoria de Legislação da Câmara, com o projeto de lei 117/2013, que propõe “Orientação Vocacional para auxiliar os alunos matriculados no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Manaus”.

Este tipo de orientação poderá ser ministrado por profissionais da própria Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde que devidamente credenciados e treinados para esse tipo de atividade, como também, por profissionais ou alunos finalistas de cursos de Nível Superior nas áreas de Pedagogia e Psicologia, desde que firmado algum convênio de estágio com a própria Semed.

O projeto também ressalta que a Semed deverá promover palestras, seminários, exposições, orientações e outras atividades do gênero, com especialistas em orientação vocacional e profissionais das mais diversas áreas.

Desta forma, contribuirão com as possíveis escolhas dos alunos para o futuro espaço no mercado de trabalho, por meio das suas técnicas e experiências profissionais.

Reizo Castelo Branco ressalta que a escola tem um papel importante na orientação dos alunos em todos os sentidos.

“Este tipo de orientação ajuda os estudantes a ter um melhor conhecimento sobre ele mesmo e facilita a escolha de uma profissão que corresponda à satisfação pessoal.

Creio que será de grande ajuda pois, quem não conhece alguém que ingressou na faculdade e depois de alguns períodos estudados em determinada carreira, descobriu que não era o que desejava? A orientação vocacional vai contribuir para evitar situações como estas”, afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM)