Reizo Castelo Branco parabeniza urologista pela campanha ‘Novembro Azul’

PTB Notícias 20/11/2013, 8:53


Na segunda-feira (18/11/2013), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o médico urologista e membro-fundador da Sociedade Brasileira de Urologia no Amazonas (SBU-AM), Anoar Samad, falou sobre o câncer de próstata e a campanha “Novembro Azul”, que chama a atenção dos homens para os riscos e prevenção deste tipo de câncer.

O vereador Reizo Castelo branco (PTB-AM) destacou a importância do assunto abordado.

“Esta campanha de conscientização é realizada em diversos países.

Ela é muito importante porque o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta a chance de vida do homem que se preocupa com ele e principalmente com a família.

Ter um especialista como Anoar Samad na capital é um orgulho para toda sociedade amazonense”, disse.

Dr.

Anoar explicou que para o diagnóstico é fundamental que seja feito o toque retal e exame de sangue conhecido como PSA.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos, porque o risco aumenta quando o homem envelhece, ou quando ele tem pai que teve câncer de próstata.

Segundo o urologista, em 2012, um estudo da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) afirma que 44% dos homens na faixa etária dos 40 anos jamais foram ao urologista e não se submeteram ao exame de toque porque o preconceito ainda é o maior problema.

“É um dado preocupante levando em consideração que o homem que tem o câncer de próstata em estágio inicial não sente absolutamente nada, por isso, é importante a prevenção”, disse.

Ele ainda destacou que os homens devem entender que o câncer de próstata diagnosticado e tratado no início, reduz o risco de mortalidade.

Mas, essa porcentagem cai para 35% se o tumor é identificado mais tarde, quando já saiu da próstata.

Em 1996 o urologista fez a primeira cirurgia de câncer de próstata em Manaus no Centro de Controle de Oncologia (Cecon).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Assessoria