Reizo Castelo Branco quer criar projeto que trata de distúrbios do sono

PTB Notícias 13/11/2013, 7:25

A diretoria legislativa da Câmara Municipal de Manaus vai estudar a viabilidade de um projeto que sugere diretrizes para o diagnóstico dos distúrbios do sono e tratamento necessário para alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o vereador Reizo Castelo Branco (PTB), a ideia é oferecer exames clínicos e laboratoriais gratuitos para detectar problemas de distúrbios do sono dos estudantes que apresentarem histórico de insônia, apneia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo, movimentos periódicos de perna e síndrome das pernas agitadas ou inquietas, parassonias (distúrbio do despertar) e distonia paroxística noturna (epilepsia durante o sono), entre outros problemas.

“Esses distúrbios atingem um número considerável de alunos, acarretando a diminuição do nível de concentração, baixa produtividade escolar, comportamento agressivo, cansaço no estado de vigília e outros efeitos secundários.

Daí a importância da escola nesse diagnóstico”, ponderou Reizo.

O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ficará encarregada de encaminhar o aluno acometido de distúrbio de sono às unidades de saúde da capital amazonense, onde passarão por exames clínicos e laboratoriais de polissonografia diurnas e noturnas.

Testes de múltiplas latências do sono, manutenção de vigília, eletroencefalograma, potencial evocado, entre outros, estão previstos no tratamento com profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Em Tempo online