Reizo reforça o grupo de conscientização contra o câncer de mama

PTB Notícias 9/10/2013, 9:04

A Campanha Mundial “Outubro Rosa” foi destaque na terça-feira (8/10/2013) na Câmara Municipal de Manaus (AM).

Os vereadores e convidados receberam a fita rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Todos eles colocaram o símbolo da campanha no terno para reforçar o número de pessoas envolvidas nos eventos em prol das mulheres.

Esta ação faz parte da programação marcada por atividades de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce deste tipo de câncer.

O vereador Reizo Castelo Branco (PTB) falou da importância de fazer parte de uma ação como esta.

“Não meço esforços para contribuir de alguma forma com a nossa população.

Sabemos que a mulher que passa por esse tipo de situação tem que vencer seus limites e o abalo emocional.

Pelo respeito e reconhecimento de que a mulher é guerreira em qualquer momento eu estarei sempre disponível para ajudá-las no que for preciso”, afirmou.

São 31 dias dedicados à conscientização e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de mulheres por ano.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama, que pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial; a mamografia, que é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial; e o autoexame, que é uma opção para as mulheres a partir dos 20 anos por aumentar a probabilidade de perceber qualquer alteração.

Na Câmara, além das palestras que foram ministradas, as mulheres também tiveram acesso a um dia de beleza.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Manaus