Relator do programa, Alex Canziani elenca as principais ações do Pronatec

PTB Notícias 19/01/2012, 17:05

Relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, o deputado Alex Canziani, do PTB do Paraná, elencou as principais ações do Pronatec, criado em 2011 pelo governo federal com o intuito de melhorar a educação profissionalizante no país.

Para Canziani, a iniciativa vai expandir a oferta de mão de obra, em especial na área tecnológica.

O parlamentar acredita que o Pronatec “será uma revolução na educação profissional brasileira”.

“Uma série de ações.

Nós, inclusive, fomos relatores desse projeto na Câmara, e ele prevê uma série de ações importantes para que a gente possa dinamizar e, acima de tudo, viabilizar mais vagas no ensino técnico”, disse.

A proposta, segundo o petebista paranaense, é que o Brasil tenha oito milhões de vagas nos próximos quatro anos.

Isso, de acordo com ele, é infinitamente maior do que o país tem ao longo desses últimos anos.

O deputado afirma que o Brasil vem tendo um crescimento com a expansão da rede federal, como o programa Brasil Especializado, que viabiliza recursos para os estados por meio de parceria com o sistema S, tanto do Senai quanto do Senac, para poder atender e ofertar gratuitamente vagas para os alunos.

“Eu vejo que nós temos um instrumento hoje muito adequado para que possamos enfrentar esse apagão da mão de obra qualificada e, principalmente, gerar oportunidade para milhões de brasileiros”, ressaltou Alex Canziani.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Rádio Câmara