Relator na Câmara da reforma do ensino médio, Wilson Filho concorda com tramitação via MP

PTB Notícias 29/09/2016, 8:41


Imagem Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1475149180942{margin-bottom: 0px !important;}”]O relator da proposta de reforma do ensino médio na Câmara, deputado Wilson Filho (PTB-PB), concordou com a tramitação do tema por meio de medida provisória.

Apesar de ainda não ter feito uma comparação detalhada entre o projeto de lei (PL 6840/13) que ele relata com a medida provisória anunciada pelo governo nesta quinta-feira (22), Wilson Filho já identificou convergências nos dois textos, principalmente em relação à redução de disciplinas e à possibilidade de o estudante escolher o foco de estudo no ensino médio.

O deputado também ressaltou que ambos os textos surgiram de longos debates com os principais atores da educação: professores, estudantes, pais de alunos e secretários estaduais de Educação.

Agilidade

Wilson Filho concordou com os argumentos de “pressa e urgência” que o governo utilizou para enviar o tema ao Congresso Nacional em forma de medida provisória.

“Na verdade, a agilidade será dada, até porque é um debate que vem de muito tempo e tem sugestões de todos os lados. O nosso substitutivo que foi apresentado na Câmara é a união de muitas ideias e sugestões de quem realmente quer ver a educação brasileira avançando”, avaliou.

Para ele, se a Câmara já tinha um debate permanente sobre o tema, com a medida provisória haverá a agilidade necessária.

“Nós temos, acima de tudo, a certeza unânime de que o ensino médio caminha no lado errado. Temos que usar tudo aquilo que for o mais consensual possível para projetar um ensino médio diferente e dar a oportunidade de a juventude seguir aquilo que quer”, declarou.

Novos debates

Em busca desse consenso possível, o deputado sugeriu novas rodadas de debates, a partir de outubro, na comissão mista que vai analisar a medida provisória.

Wilson Filho manifestou uma preocupação especial em relação à transição do atual para o futuro modelo de ensino médio. “Tudo tem que ser construído com bases sólidas, para que não seja revisto no futuro”, ressaltou.

Vestibular ou Enem

O deputado avaliou que, do jeito que está hoje, o ensino médio reflete apenas uma fixação do aluno por uma prova do vestibular ou do Enem.

“Os jovens decoram para passar em uma prova e não aprendem para o mercado de trabalho ou para o ensino superior”, avaliou.

Wilson Filho classificou de “verdadeiros heróis” os professores universitários que recebem alunos despreparados no ensino superior.

“A falta de investimento na educação é o maior gargalo do crescimento do Brasil e o maior gargalo da educação é o ensino médio, que não conseguiu avançar nas metas e têm elevada evasão”, acrescentou.

Com informações da Agência Câmara Notícias[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]