Representantes de entidade americana conhecem Paranapiacaba

PTB Notícias 27/03/2010, 10:47

A programação do workshop Paranapiacaba: ressonâncias e desafios da vila, promovido pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba em parceira com a entidade norte-americana Companheiros da América de Illinois e São Paulo teve início nesta sexta-feira (26/03) com uma visita guiada aos principais pontos da Vila ferroviária de Santo André.

Os visitantes estiveram no Clube União Lyra-Serrano, na Casa da Memória, no Museu Castelo e no Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, entre outros.

Entre os participantes estava a arquiteta brasileira Carmen Vidal-Hallet, idealizadora da parceria, que vive em Chicago há quase 20 anos, onde já desenvolveu uma série de trabalhos.

Segundo ela, a escolha de Paranapiacaba para a realização do workshop se deu pela importância histórica.

Sua expectativa no evento é grande, em relação a projetos que visam melhorias para o patrimônio e o desenvolvimento da Vila.

O workshop prossegue no fim de semana com atividades no Clube União Lyra-Serrano (rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa).

Para hoje (27/03) estão previstas apresentações de representantes da SGRNPPA e de entidades como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Condephaapasa); além da Universidade de São Paulo; da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de Organizações não Governamentais, entre outros.

Já no domingo (28/03) os representantes da entidade Companheiros da América trabalharão na elaboração de projetos nas áreas de patrimônio, turismo e meio ambiente.

Este material será encaminhado formalmente à Prefeitura de Santo André, administrada pelo petebista Aidan Ravin.

Tanto a municipalidade como os organizadores do workshop poderão procurar parceiros que viabilizem a implantação dos mesmos nos Estados Unidos e no Brasil.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Repórter Diário