Jovair Arantes Líder na Câmara

BIOGRAFIA

Nascido em Buriti Alegre (GO), em 1951, o cirurgião-dentista e produtor rural Jovair Arantes iniciou sua carreira pública como coordenador de odontologia da Secretaria de Saúde de Goiás. Eleito vereador por Goiânia, foi secretário de Saúde do município de Buriti Alegre, além de ter sido presidente da Indústria Química de Goiás (Iquego). Eleito deputado estadual por Goiás no ano de 1990, assumiu o mandato e, em 1991, concorreu a vice-prefeito de Goiânia, cargo que ocupou por todo o ano de 1992. Jovair assumiu em 1993 a presidência da Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG).

Em 1994, Jovair Arantes elegeu-se para seu primeiro mandato de deputado federal pelo Estado de Goiás, para a legislatura 1995-1999. Desde então, Jovair tem sido reeleito sucessivamente nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2006, Jovair foi eleito para seu quarto mandato de deputado federal com 105.219 votos, a quinta maior votação de Goiás.

Parlamentar atuante, tem sido bem avaliado pelos institutos que acompanham os trabalhos do Congresso Nacional, incluindo o jornal Folha de S.Paulo e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Defensor na Câmara dos Deputados dos interesses dos servidores, aposentados e pensionistas, Jovair foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O deputado petebista foi relator de importantes projetos, entre os quais o que institui o regime de emprego na administração pública, além do que tratou do plano de cargos e salários do Poder Judiciário (2001) e o que reestruturou as carreiras de auditoria da Receita, da Previdência e do Trabalho. Jovair Arantes é autor da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que permite ascensão funcional e do projeto que anistia os servidores públicos punidos em razão de greve.


keyboard_arrow_left ver todos os representantes