Requerida por Marinho, sessão comemorará Semana Nacional do Deficiente

PTB Notícias 19/08/2011, 16:15


Requerida pelo deputado estadual Luiz Marinho, do PTB de Mato Grosso, a sessão solene da próxima segunda-feira (22/08/2011) da Assembleia Legislativa, às 16h, será em comemoração a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

O objetivo é poder despertar a atenção da sociedade para a “indiferença social”.

O evento reunirá representantes das entidades que se destacam no trabalho em defesa do deficiente, autoridades do governo estadual e do Judiciário.

Após a sessão, o parlamentar petebista inaugurará uma exposição de trabalhos produzidos pelas entidades como artesanato, pinturas e fotografias.

O tema escolhido propõe o debate de uma questão muito vivenciada no cotidiano, mas pouco percebida pela sociedade: a indiferença social.

Luiz Marinho ressalta a importância de fomentar debates sociais para cobrar a aplicação das leis.

HistóricoA trajetória política de Luiz Marinho é marcada pela luta em defesa do deficiente.

Em 1982 criou a Associação Mato-Grossense de Deficiente e deu início à luta pela inclusão social, garantindo a abertura de vagas no mercado de trabalho.

Como vereador se destacou na elaboração da lei que instituiu o “Projeto Buscar”, que oferece transporte gratuito aos portadores de deficiência.

Por lei municipal garantiu reserva de vagas nas creches para crianças com deficiência e a reserva de 5% dos lotes e casas populares dos programas de governo aos deficientes, além de descentralizar o atendimento do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, criando unidades atendimento em outros municípios.

Como deputado, por meio do PL 01/2011, propõe a ampliação do benefício da reserva de moradias em todo estado, além da criação da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas.

É também autor do projeto que institui a “Multa Moral” por respeito às vagas de estacionamentos para pessoas idosas e deficientes em locais públicos e privados.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso