Requerimento de Braulio Braz busca soluções para a crise do café em Minas

PTB Notícias 30/03/2009, 13:49


O deputado estadual Braulio Braz (PTB/MG) apresentou na última semana um requerimento à Assembléia Legislativa de Minas Gerais um requerimento solicitando providências para amenizar as dificuldades do setor de produção de café.

O pedido, que deverá ser encaminhado ao Ministro de Estado da Agricultura, Reinhold Stephanes, requer sobretudo apoio para que os produtores não enfrentem sozinhos os problemas decorrentes da crise financeira atual, no sentido de renegociar dívidas e reajustar o preço de café na mesma proporção do aumento do custo de produção.

Conforme constatado pelo próprio deputado, que vem participando de debates e simpósios sobre o tema, os cafeicultores encontram-se em difícil situação, vendo o custo de produção se elevar de forma exponencial enquanto o preço da saca do café não acompanha esta elevação.

Assim, sobra para os produtores o ônus desta diferença, que acaba por inviabilizar a produção, cada vez mais fundamental para a economia do Estado de Minas Gerais e para todo o Brasil.

Segundo os próprios produtores, até o momento, o governo federal apresentou apenas medidas paliativas que não solucionam a atual crise na produção de café.

Faz-se necessário, então, uma renegociação das dívidas decorrentes para que, no próximo ano, os produtores possam continuar suas produções.

Agência Trabalhista de Notícias