Retrospectiva: Daniela Amorim faz mobilização pelo garimpo Cachoeirinha

PTB Notícias 23/01/2008, 15:17

A deputada estadual Daniela Amorim (PTB/RO) solicitou, esta semana, apoio de todos os seus colegas em discurso dirigido ao presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Oliveira, para que participem de uma reunião que será realizada nesta sexta-feira (02/03) na entrada do garimpo Cachoeirinha, na Floresta Nacional do Jamari.

Participarão da reunião técnicos do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (Dnpm), representantes do Ibama, do Ministério Público Federal, do governo do Estado e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB/RO), membro da Comissão de Minas e Energia.

Os técnicos do Dnpm vão ao garimpo fazer inspeção das atividades e, embasada em norma constitucional que determina aos parlamentares registrar, acompanhar e fiscalizar a outorga de concessão de lavra, Daniela Amorim convidou seus colegas deputados a se fazerem presentes na reunião para discutir formas de legalização da atividade também aos garimpeiros que trabalham em Cachoeirinha e que têm sido vítimas de perseguição.

Ela lembrou que esses conflitos têm existido porque falta o Estado brasileiro regularizar as atividades do setor primário em Rondônia – exploração mineral, florestal e fundiária.

“Compete a nós lutarmos para que haja o quanto antes essa regularização.

Não podemos permitir que esse setor continue sendo marginalizado.

Num futuro próximo teremos novos empreendimentos no Estado, como as usinas do rio Madeira e precisamos ter esse problema equacionado agora para evitarmos danos ambientais e sociais como os vividos hoje, com o atenuante do crescimento da violência”, afirmou a deputada.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Rondonotícias)