Retrospectiva: Ilhabela inaugura nova sede de Parque Estadual

PTB Notícias 13/01/2008, 12:27

A prefeitura de Ihabela entregou, esta semana, a nova sede do Centro de Interpretação Ambiental do Parque Estadual de Ilhabela.

O prédio foi construído em 1914 e serviu de cadeia e fórum para a antiga localidade de “Villa Bella”.

A restauração foi feita de acordo com o projeto original com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica.

Juntamente com a sede do Parque Estadual funcionará também um Museu do Mar.

Para o prefeito Manoel Marcos (PTB/SP), a restauração do prédio – que já estava condenado há algum tempo – representa um grande marco de sua administração e um sonho que se tornou realidade.

“Neste prédio iniciei minha carreira política como vereador e dei posse à meu pai (Eurípides da Silva Ferreira) como prefeito.

Ele representa a minha vida e a de muitos cidadãos caiçaras”, enfatizou.

Manoel Marcos aproveitou também para anunciar que o Parque Estadual de Ilhabela será demarcado.

Parque Estadual de Ilhabela – Criado pelo Decreto Estadual 9.

414 de 20 de janeiro de 1977 o Parque Estadual de Ilhabela preserva uma das maiores áreas de floresta inclusas nos 3% do que ainda resta da Mata Atlântica do estado de São Paulo.

Com árvores de 20 a 30 metros de altura e muitas epífitas (bromélias, caraguatás e orquídeas) o Parque reserva uma floresta densa, onde pode ser observado a vida de todo ecossistema e seus recursos naturais.

Os 27.

025 hectares do Parque englobam 85% do município de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião, sede do município, as ilhas de Búzios, da Vitória entre outras que compõem o arquipélago que integram a rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente através do Instituto Florestal.

Agência Trabalhista de Notícias