Revitalização do Cais de Porto Alegre será marco para Copa 2014, diz Lara

PTB Notícias 8/05/2009, 7:23

Em artigo publicado no Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Deputado Luis Augusto Lara (PTB) abordou o Plano Diretor do Cais do Porto da Capital gaúcha, que, segundo ele, é essencial para o projeto de revitalização do Cais, em discussão há mais de 20 anos.

“Com a entrega do Plano Diretor à prefeitura de Porto Alegre, o governo gaúcho deu um passo fundamental para alavancar o projeto, que dará nova cara à Capital e poderá atrair novos turistas para o Estado, além de melhorar nossas chances de sediar jogos da Copa de 2014.

A promessa do governo é abrir a licitação nos próximos meses e concluir o novo complexo antes da Copa do Mundo, pois a revitalização será essencial para o projeto de ter a Copa 2014 no RS.

Deslanchar a revitalização do Cais mostrará à equipe da FIFA a nossa organização e dará ainda mais fôlego à preparação do Rio Grande do Sul para o evento”, relatou Lara.

“Desde a minha gestão na Secretaria de Turismo do Estado, tenho acompanhado de perto o projeto para que a área pública do Cais passe a ser ocupada para investimentos da iniciativa privada.

A prioridade é fazer com que essa área seja destinada a projetos de cultura, entretenimento, lazer e gastronomia, respeitando a identidade de Porto Alegre, exatamente como ocorreu em Buenos Aires, onde o antigo porto transformou-se no Puerto Madero, hoje uma das principais atrações turísticas da Argentina”, afirmou.

“As obras do Cais serão realizadas totalmente pela iniciativa privada e deverão custar cerca de R$ 500 milhões.

Mais do que representar um grande investimento para a cidade e um marco para a Copa 2014, a revitalização do Cais retomará a relação dos porto-alegrenses com o Rio Guaíba e qualificará a área central da capital dos gaúchos”, concluiu o Deputado estadual do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul