Ricardo Izar tentará reeleição para Conselho de Ética da Câmara

PTB Notícias 13/02/2007, 9:50


O deputado federal Ricardo Izar (PTB/SP) tentará a reeleição para presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A votação secreta para eleger o novo presidente do órgão poderá ocorrer ainda nesta semana, após os partidos indicarem os deputados que vão ocupar os 15 cargos titulares e outros 15 suplentes do Conselho.

Pelo menos outros dois parlamentares da base aliada do governo Lula podem entrar na disputa, já que os petistas José Eduardo Cardozo (SP) e Jorge Bittar (RJ) estão sendo citados para ocupar o cargo.

“Vamos tentar o entendimento, mas aquele que tiver maioria dentro do conselho será eleito o presidente.

Foi feito um acordo anterior, no qual a presidência seria do PTB, mas agora, de repente, o PT mudou de idéia e quer indicar o presidente.

Vamos aguardar.

Eu acho que há necessidade de uma negociação”, afirmou o petebista.

Izar dirigiu o Conselho de Ética entre 2005 e 2006, período em que o órgão foi bastante exigido por causa das investigações dos escândalos do mensalão e da máfia dos sanguessugas.

O conselho abriu 97 processos de cassação nesses dois anos.

O novo presidente terá a missão de dotar o Conselho de Ética de maior eficácia e agilidade.

O conselho quer instrumentos semelhantes ao de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para convocar testemunhas, quebrar sigilos e estabelecer seus próprios prazos de investigação.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Câmara)