Rio + 20 é ‘vitória do Senado’, afirma Fernando Collor de Mello

PTB Notícias 25/02/2010, 15:34


O senador Fernando Collor (PTB-AL) classificou nesta quinta-feira (25) como uma “grande vitória do Senado” o anúncio, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da realização em 2012, no Rio de Janeiro, da conferência Rio + 20, sobre meio ambiente e desenvolvimento.

Durante a conferência, representantes de todo o planeta retomarão os debates realizados durante a cúpula Rio 92, quando chefes de Estado e de governo do mundo inteiro se reuniram na capital fluminense.

– A proposta de realização da Rio + 20 foi encabeçada por mim e levada à ONU pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – disse Collor durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ressaltou a importância da realização da nova conferência, que ocorrerá no mesmo ano em que termina a vigência do Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas.

Por sua vez, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) lembrou a participação de Collor na Rio 92, quando o atual senador era presidente da República.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou a realização no Ceará, neste ano, da segunda conferência internacional sobre áreas áridas e semiáridas.

E o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou a importância de se retomar o debate sobre o meio ambiente e o desenvolvimento no Rio, 20 anos depois da cúpula global a respeito do tema.

– Hoje existe no mundo uma maior consciência ecológica e um ambiente mais favorável a novas propostas.

É uma pena que ainda se esteja dando mais importância no Brasil a 2014 e 2016 do que a 2012, quando o futuro do mundo poderá estar sendo redesenhado – afirmou Cristovam, referindo-se à realização, no país, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, nos próximos seis anos.

Fonte: Agência Senado