RO: Vereador Fogaça homenageia Conselho Regional de Administração

PTB Notícias 9/09/2015, 7:33

O plenário da Câmara Municipal de Porto Velho (RO) entregou na sessão plenária de terça-feira (8/9/2015) a moção de aplauso 014/2015, de autoria do vereador Everaldo Fogaça (PTB), à direção do Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO).

A homenagem é alusiva ao Dia Nacional do Administrador e dos 50 anos de criação da profissão de administrador no Brasil e aos 25 anos do conselho estadual rondoniense.

Dentre as homenagens prestadas estão a do presidente do CRA-RO, André Luís Saoncella da Costa, o vice Antônio Peixoto da Silva, do diretor Administrativo e Financeiro, Manoel Pinto da Silva, do diretor de Fiscalização e Registro, Antonio Nogueira Neto, e do diretor de Desenvolvimento Institucional Profissional, Cleverson Brancalhão da Silva.

Dezenas de outros administradores também prestigiaram a sessão solene.

Autor do projeto, Everaldo Fogaça lembrou que o CRA-RO vem realizando serviços de extrema relevância no Estado, seja na fiscalização da profissão, para evitar que ela seja ocupada por profissionais desabilitados, seja exigindo do poder público a contratação desses administradores em concurso público e a abertura de vagas de administrador nos órgãos da administração pública direta e indireta.

“Estamos homenageando hoje uma das administrações mais antigas do mundo.

É também uma profissão das mais necessárias no mundo moderno capitalista.

Quando se fala em administração pública já temos uma noção do quanto a administração é importante.

Administrar é algo que está presente na vida, desde os mais ricos até os mais humildes e, portanto, uma profissão universal”, destacou Fogaça.

O vereador também se lembrou do irmão Edson Fogaça, que faleceu há 3 anos, dois meses após ter se formado em administração pela Uniron, e que sua iniciativa é uma forma de homenagear ao irmão falecido.

“Gostaria de estar fazendo hoje essa homenagem a ele, mas infelizmente não será possível.

Estou me sentindo como ele também estivesse sendo homenageado”, disse.

PresidenteO presidente da CRA-RO, André Luís Saoncella, falou sobre o reconhecimento da profissão e seus desafios para o futuro e a responsabilidade dos profissionais na construção de um país, agradecendo a presença de cada um dos administradores rondonienses presentes ou não na solenidade.

“Setembro é uma data especial porque comemoramos os 50 anos da nossa profissão.

Mais que isso, iremos comemorar amanhã nosso jubileu de ouro.

Estamos para fazer parte da história da administração”, completou.

Ao final da homenagem, Saoncela entregou ao presidente da Câmara Municipal, Jurandir Bengala (PT), e a Everaldo Fogaça um brinde comemorativo, ressaltando que os dois vereadores também fazem parte da história do administrador em Rondônia a partir daquele momento.

O DiaO Dia Nacional do Administrador será comemorado nesta quarta-feira (9/9/2015).

A profissão de administrador foi instituída pela Resolução do Conselho Federal de Administração (CFA) nº 65, de 9 de dezembro de 1968, e criada pela Lei 4769/65.

Até 1989, o CRA-RO era subordinado ao Estado do Amazonas.

Em 15 de outubro de 1990 aconteceu o desmembramento e a eleição da primeira diretoria executiva da autarquia rondoniense.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Everaldo Fogaça (PTB-RO) Foto: Divulgação/Assessoria