Roberto Jefferson afirma que prioridade do Congresso deve ser a crise

PTB Notícias 7/02/2009, 17:34


Leia abaixo comentários do Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, publicados em seu blog na internet ( (http://www.

blogdojefferson.

com/) www.

blogdojefferson.

com) neste sábado (07/2):A prioridade é combater a crise O Congresso iniciará a próxima semana envolvido na guerra em torno das comissões e pelo caso Edmar Moreira.

É importante que os parlamentares não percam de vista que há uma agenda mais urgente e que necessita da ação eficaz do Legislativo: o aprofundamento da crise mundial.

Desgastar-se em querelas menores não ajudará a instituição a liderar o combate ao atual ambiente recessivo, pela via do debate e da votação ágil de medidas que amenizem os efeitos da crise.

É hora de arregaçar as mangas e trabalhar em prol dos interesses do povo brasileiro.

Urgência urgentíssimaAlém de medidas para atenuar os efeitos da crise, deputados e senadores têm pela frente neste ano uma pauta extensa de temas polêmicos e complicados para analisar.

Se em 2008 a atividade legislativa foi deixada de lado por conta do calendário eleitoral, este 2009 abre a chance para o Congresso se debruçar de fato sobre projetos importantes para a sociedade.

Para se ter uma idéia de como a pauta está recheada de temas polêmicos, este blog prepara uma pequena lista: votação das reformas tributária e política, restrição à edição de Medidas Provisórias, apreciar vetos presidenciais, regulamentar dispositivos constitucionais, conclusão das CPIs das ONGs e dos Grampos, fiscalização sobre a utilização do dinheiro do Fundo Soberano, ingresso da Venezuela no Mercosul, redivisão dos royalties do petróleo e na extração de minérios, marco regulatório para o pré-sal.

Enfim, a agenda está abarrotada e o tempo é curto, já que as eleições de 2010 podem contaminar os trabalhos a partir do segundo semestre.

Portanto, mãos à obra, senhores parlamentares!Caminho democrático (1)O governador mineiro Aécio Neves aterrissou nesta semana em Brasília para levar adiante a sua defesa pela realização de prévias no PSDB para escolha do candidato a presidente.

Aécio esteve com Lula, com o governador Arruda, com deputados e senadores, e parece estar conseguindo pavimentar o caminho que levará a uma decisão democrática sobre o presidenciável tucano.

Aécio está certo em comprar esta briga.

O PSDB possui dois postulantes com potencial de liderarem a corrida presidencial, e há que se ouvir a base do partido, principalmente nos estados, para saber quem é o preferido para levar à frente o projeto dos tucanos.

Não há mais espaço para decisões na mesa do Fasano.

Caminho democrático (2)O sistema de prévias é o mais democrático e justo para se avaliar o pensamento daqueles que constroem um partido político no dia a dia, mas que as lideranças do PSDB cuidem para que este processo não se estenda mais do que o necessário.

As prévias têm o condão de pacificar e unir, mas podem também criar desgastes e rupturas indesejáveis se demorarem demais a serem concluídas.