Roberto Jefferson comenta queda na produção industrial e taxa de juros

PTB Notícias 7/01/2009, 13:16


Leia abaixo comentários do Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, publicados em seu blog na internet ( (http://www.

blogdojefferson.

com/) www.

blogdojefferson.

com) nesta quarta-feira (07/01):Recessão à vistaTodos os jornais de hoje destacam a revelação, pelo IBGE, do tamanho da retração na produção industrial no mês de novembro de 2008.

Segundo o órgão, a indústria brasileira caiu 5,2% em relação a outubro, o que representa a maior queda de um mês para outro nos últimos 13 anos.

A tendência é de que os números de dezembro ampliem este quadro de diminuição da atividade industrial, o que fatalmente levará o PIB a ter um crescimento negativo no último trimestre de 2008.

Se o setor industrial continuar neste ritmo no começo deste ano, a expressão “ambiente de recessão” não será apenas mera figura de linguagem.

E agora, Meirelles?Já se ouvem rumores vindos da área econômica do governo de que no próximo dia 21 de janeiro, na reunião do Copom, a taxa de juros vai ser reduzida.

Então quer dizer que o governo esperou acontecer uma queda abrupta na atividade industrial, esperou as fábricas e empresas começarem a demitir e iniciar programas de férias coletivas, esperou a queda no ritmo das exportações, para chegar à conclusão de agora os juros devem baixar um pouquinho? Em outros tempos esse tipo de negligência era chamado de crime de lesa-pátria.