Roberto Jefferson comenta sobre reforma política, e parabeniza jornalistas

PTB Notícias 7/04/2013, 22:21

Leia abaixo comentários do Presidente Licenciado do PTB, Roberto Jefferson, divulgados em seu blog na internet ( (http://www.

blogdojefferson.

com) www.

blogdojefferson.

com) neste domingo (07/04/2013):Deixa o povo decidir Está marcado para 9 e 10 de abril o início da votação, na Câmara, das propostas de reforma política.

Os projetos se concentram em cinco temas, sobre os quais há toda sorte de dissensões e quase nenhum consenso.

Como a fase é de discussão, aproveito para reforçar proposta de realização de plebiscito para que a própria população decida se quer financiamento público, voto em lista ou no candidato, fim ou não de coligações, entre outros temas.

Desta forma o Parlamento delegará aos brasileiros a decisão final.

O eleitor merece participar do debate.

Todos querem a reforma, mas cada um do seu jeito A reforma política que irá a debate na Câmara é formada por duas propostas de emenda constitucional e um projeto de lei que tratam basicamente das seguintes alterações na legislação que rege a política no País: financiamento público exclusivo de campanha; fim das coligações para eleições proporcionais, porém permitindo que os partidos façam federações partidárias que durariam, no mínimo, quatro anos; coincidência das eleições (municipais, estaduais e federais); ampliação da participação da sociedade na apresentação de projetos de iniciativa popular, inclusive por meio da internet (pela medida, 500 mil assinaturas garantiriam a apresentação de um projeto de lei; e 1,5 milhão, de proposta de emenda à Constituição (PEC); nova opção de lista flexível, em que o eleitor continuaria votando no deputado ou no partido, mas só o voto na legenda é que reforçaria a lista apresentada pelo partido.

Alguns partidos também querem que seja incluída na discussão a aprovação da janela para troca de partidos.

Tirando a coincidência das eleições, sobre cada um dos outros temas acima, há mais grupos maldizendo os itens do que os defendendo.

Por conta disso, a discussão sobre a reforma promete ser longa e exaustiva, e não é possível prever se ela chegará a algum lugar.

Hipertensão, o mal silencioso Neste domingo, 7 de abril, que marca o Dia Mundial da Saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde) faz um preocupante alerta: a hipertensão, uma doença silenciosa e fatal, atinge um em cada três adultos no mundo.

Em tempos de excesso de comida gordurosa e sal, a hipertensão vem se tornando umas das principais causas de morte, tanto em países ricos como pobres.

Para combater esse mal, é necessário cortar o consumo de sal processado, seguir uma dieta equilibrada, diminuir o consumo de álcool e do tabaco, praticar atividades físicas regularmente e evitar o estresse.

Você sabia que os idosos que comem peixes têm maior expectativa de vida? O ômega 3, presente no alimento, também reduz risco de morte por doenças cardíacas.

Portanto, que tal fazer do peixe o prato mais frequente da sua alimentação? Desejo um bom e mais saudável domingo a todos.

Parabéns aos jornalistas Este 07 de abril também é marcado pela comemoração do Dia do Jornalista.

Deixo aqui meus parabéns aos jornalistas sérios que exercem com independência sua missão de oferecer informações à sociedade, de forma ética e democrática, atendendo ao interesse público.

Meus parabéns aos profissionais que abrem mão de seus interesses e preferência ideológicas para não deixar o leitor/espectador no escuro, iluminando todos os lados envolvidos em uma questão e não servindo àqueles que desejam manipular informações.

E viva a liberdade de expressão e a responsabilidade de bem informar.