Roberto Jefferson empossa Antônio Andrade como novo presidente do PTB do Tocantins

Felipe Menezes 15/08/2019, 10:28

Imagem Crédito: Mário Agra/PTB Nacional

O Partido Trabalhista Brasileiro obteve mais uma grande conquista para suas fileiras: o deputado estadual Antônio Andrade, conhecido como Toinho Andrade. Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o parlamentar esteve nesta quarta-feira (14) em Brasília para assinar sua ficha de filiação à legenda e ser empossado como o novo comandante do PTB do Tocantins. Os atos foram chancelados pelo presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, durante a Convenção Nacional da Juventude do PTB.

Participaram da solenidade, realizada no Hotel Nacional, o deputado federal Maurício Dziedricki (RS); os deputados estaduais Rodrigo Valadares (SE) e Romero Sales Filho (PE); o secretário de Comunicação, Honésio Ferreira; o primeiro-secretário-geral, Norberto Martins; a presidente nacional do PTB Mulher, Graciela Nienov; o presidente nacional da Juventude do PTB, Pedro Chaves; o presidente da Fundação Ivete Vargas (FIV), Chico Galindo; demais lideranças do partido e os representantes do movimento jovem do partido.

Natural de Porto Nacional (TO), Antônio Poincaré Andrade Filho foi vereador de Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara Municipal. Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro suplente. De novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga. Em 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e 2018.

Na ocasião, Roberto Jefferson comemorou o retorno de Toinho Andrade à legenda. De acordo com o presidente, a experiência, a habilidade e a liderança do deputado serão essenciais para que o PTB cresça no Tocantins e em âmbito nacional.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, pois estamos recebendo um antigo companheiro, o Toinho, como é popularmente conhecido no Estado do Tocantins. Ele deseja disputar as eleições para governador, e é fortíssimo candidato. E o que ele veio fazer hoje aqui? Veio abraçar a Juventude do PTB e dizer que ele quer se filiar ao PTB para disputar as eleições no Tocantins pelo nosso partido”, afirmou o líder petebista.

Nesse momento, sob os aplausos de todos e do grito de guerra cantado pelos jovens do partido (“eu sou de luta, eu sou guerreiro, sou do Partido Trabalhista Brasileiro”), Roberto Jefferson abonou a filiação de Antônio Andrade e deu posse à nova direção do PTB do Tocantins.

“Maior partido”

Em seu pronunciamento, Antônio Andrade agradeceu a forma como foi recebido pela Direção Nacional, em especial por Roberto Jefferson, e afirmou que sua volta às fileiras petebistas “é justamente porque o nosso partido tem o senhor à frente”.

“Iniciei no PTB como vereador de Porto Nacional, e hoje estou aqui em meu quarto mandato de deputado estadual e como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Mas venho como soldado, presidente. Estou pronto para a guerra”, garantiu o novo dirigente, que disse que trabalhará para organizar o PTB nos 139 municípios do Tocantins.

Aos presentes, Toinho se comprometeu a fazer do PTB o “maior partido do Tocantins, o mais breve possível”. Afirmou ainda que o partido “já vai nascer com 20 prefeitos” e que organizará o PTB Mulher e a JPTB.

“Tenha em mim, presidente Roberto Jefferson, um companheiro verdadeiro, leal e determinado às regras do PTB, que são regras de homens que têm coragem. Contem comigo. Vocês terão um soldado que trabalhará pelo crescimento e desenvolvimento, ainda mais, do nosso partido”, concluiu Antônio Andrade.