Roberto Jefferson presta homenagem a Nelson Mandela

PTB Notícias 6/12/2013, 15:44


Leia abaixo os comentários do líder petebista Roberto Jefferson, publicados nesta sexta-feira (6/12/2013) em seu blog (www.

blogdojefferson.

com).

Viva Madiba! Nelson Mandela deixa para a história um exemplo de coragem, integridade, perseverança.

Um dos construtores da transição pacífica do apartheid na África do Sul, Madiba me faz lembrar trecho do poema “Invictus”, do britânico William Ernest Henley, que era lido por ele nos anos de cárcere, em que permaneceu por 27 anos: “Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”.

Um minuto de silêncio em homenagem ao grande símbolo da democracia multirracial.

Dragão amansou em novembro Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) revelou que o Banco Central trabalha com o recuo da inflação no fim do ano e no primeiro semestre de 2014.

Com isso, diz a Ata, haveria espaço pra encerrar o ciclo de alta dos juros (hoje em 10%) iniciado em abril.

O prognóstico do guardião da moeda vem ancorado em números.

Segundo o IBGE, o IPCA, considerado o índice oficial da inflação, subiu 0,54% em novembro, menor que o de outubro (0,57%), resultado da queda nos preços de alimentos básicos como feijão e arroz, que registraram deflação.

Em 12 meses, o índice atinge 5,77%, distante, portanto, do teto estipulado pelo governo (6,5%), mas também do centro da meta: 4,5%.

Empregado doméstico, energia elétrica e passagens aéreas foram os itens que mais pressionaram o índice de preços entre outubro-novembro.

O recente aumento de 4% nos combustíveis não entrou no cálculo divulgado hoje pelo IBGE.

O destino dos juros em 2013 será selado mesmo quando os números fecharem.

Hora do colchão Acredite: os brasileiros estão gastando menos.

Tanto que os depósitos em caderneta de poupança somaram R$ 120 bilhões no mês de novembro, maior número já registrado na história da aplicação.

No ano, a captação líquida (medida pela diferença entre o que é depositado e o que é sacado) está em R$ 59 bilhões, 20% a mais do que no ano passado.

Os brasileiros fazem bem em poupar.

Os preços estão altos, o crédito encareceu com a subida dos juros e há incertezas em relação à economia no ano que vem, pregam os especialistas.

Na incerta, nada melhor do que guardar um dinheirinho para o futuro.