Roberto Naves apresenta estudo de reestruturação da área da saúde

PTB Notícias 24/10/2018, 9:46


Imagem Crédito: Vinicius Thormann/PMA

Um amplo e profundo estudo realizado pela Prefeitura de Anápolis (GO) na área da saúde resultou em uma reestruturação, que começa nos próximos dias, em toda a rede municipal. O projeto vai preencher lacunas, otimizar o sistema e oferecer atendimento mais ágil e completo à população. “É um projeto ousado que vai transformar nossa rede, garantindo mais eficiência e qualidade. Mas é, principalmente, um processo que vai humanizar os serviços, já que nosso principal foco é o cidadão”, destaca o prefeito Roberto Naves (PTB).

“É importante ressaltar que com as mudanças propostas, os serviços hoje oferecidos não só serão mantidos, mas estendidos. A real dimensão dessa reestruturação pode ser notada a partir da ampliação da rede, que passará a contar com mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) – uma delas com perfil pediátrico –, uma Unidade Mista de Saúde e o novo Hospital Municipal, que vai passar dos atuais 49 para 120 leitos”, afirmou o gestor.

Naves divulgou que o Banco de Leite vai ganhar uma sede própria, seis postos de coleta de exames de análises clínicas vão começar a funcionar em locais estratégicos da cidade, facilitando o acesso do anapolino. Também serão abertos dois Centros de Atenção Psicossocial 24 horas e um Centro de Atendimento em Saúde Mental. A rede terá ainda dois ambulatórios de odontologia abertos até meia-noite, além de duas unidades de saúde com atendimento até 22 horas. Junta-se a isso, a entrega dos postos dos bairros São José e Arco-Íris.

UPAs

Uma das Unidades de Pronto Atendimento será onde hoje funciona o Cais do Jardim Progresso, cujo prédio será reformado e ampliado para dar suporte a toda região norte da cidade com previsão de sete mil atendimentos por mês. As atividades serão deslocadas para as unidades de saúde dos parques Iracema e Pireneus, que passam a funcionar até 22 horas e terão suas equipes de Estratégia de Saúde da Família – cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e até seis agentes comunitários de saúde – ampliadas.

O serviço de odontologia do Jardim Progresso migrará para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Vila Jaiara que, além do trabalho especializado, terá o ambulatório dentário até a meia noite. Ainda na região norte da cidade, a base do Samu receberá reforço para ampliar a área de cobertura.

O Centro Pediátrico que é construído no Bairro Maracanã será ampliado e adequado para receber a segunda UPA. O local que terá perfil pediátrico dobrará a capacidade de atendimento e ainda oferecerá mais serviços na área de urgência e emergência ao público infantil. As obras estão adiantadas e agora partem para as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde. Próximo ao prédio, na sede do CEO, será instalado um ambulatório de odontologia que vai funcionar até a meia noite.

A odontologia e os serviços oferecidos na área de saúde da mulher também serão ampliados com atendimento no mesmo horário. Os exames de mamografia, por exemplo, terão oferta quatro vezes maior, possibilitando mais de 30 procedimentos por dia. O Banco de Leite passará a ter sede própria no prédio onde ficava a unidade de saúde do Bairro São Joaquim e terá ampliação de seus serviços com atendimento de odontologia, nutrição e psicologia específicos para a gestante, mulheres pós-parto e lactantes.

Na área da saúde mental, a Prefeitura de Anápolis firmou convênio com o Hospital Espírita de Psiquiatria pata atendimento em pronto socorro na área e também oferece cinco leitos de internação infantil, superando até Goiânia que possui apenas três. E para completar, em breve, será inaugurado o Centro de Atendimento em Saúde Mental que vai oferecer tratamento clínico e especializado ambulatorial.

Com informações da Prefeitura de Anápolis