Roberto Naves prestigia nova turma do programa Cidadão do Futuro

PTB Notícias 26/07/2018, 10:09


Imagem Crédito: Divulgação

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1532616641230{margin-bottom: 0px !important;}”]Após um ano e quatro meses atuando em diversos departamentos da administração municipal de Anápolis (GO), 34 jovens do programa Cidadão do Futuro receberam seus certificados de conclusão na terça-feira (17), no auditório do Senac. “Esse tempo aqui foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Aproveitei todos os momentos para aprender o máximo”, afirma Vanessa Silva Camargo de Oliveira, de 18 anos.

O prefeito Roberto Naves (PTB) entende que esta deve ser a atitude de todos os jovens Cidadãos do Futuro: desfrutar todas as oportunidades oferecidas para absorver conhecimento e experiências que enriqueçam suas vidas. “Estamos nos esforçando para dar a vocês a chance de aprender mais e de aperfeiçoar habilidades que vão se necessárias para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou.

Atualmente, cerca de 200 menores aprendizes participam do programa, que é a porta de entrada do primeiro emprego para jovens de baixa renda ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Durante quatro dias da semana, no contraturno escolar, esses jovens prestam serviços em repartições públicas do município, sendo que um dia é reservado para capacitação em sala de aula, onde são abordados temas como cidadania, economia, mercado de trabalho e postura em ambiente profissional.

Para integrar no programa é necessário ter entre 14 e 16 anos e estar matriculado regularmente na rede de ensino. Após o período de treinamento, os jovens são contratados pela Fundação Pró-Cerrado e passam a receber meio salário-mínimo por mês, proporcional a quatro horas trabalhadas por dia, cumprindo assim a Lei Menor Aprendiz 10.037, além de ter todos os seus direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), explica a diretora de Políticas Públicas e Proteção Social Básica, Cleide Martins Hilário de Barros.

Com a conclusão desta turma, aproximadamente 16 vagas serão abertas para adolescentes que estão na fila para participar do projeto. Eles serão selecionados pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Programa

O Cidadão do Futuro destina-se à formação profissional e cidadã de jovens aprendizes dentro da faixa etária de 14 a 18 anos, para atuação e participação nas áreas de cultura e administração pública geral. O objetivo é atender jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, que tiveram direitos violados, egressos do sistema de medidas socioeducativas e menores encontrados em situação de trabalho infantil.

Quem participa do programa tem como benefícios café da manhã, almoço, lanche, passe livre, tratamento odontológico e psicológico (estendido também às famílias), encaminhamento ao Hospital Municipal para consultas médicas e oftalmológicas e acompanhamento disciplinar, baseado na frequência escolar. O Cidadão do Futuro tem todos os direitos trabalhistas garantidos pela lei do Menor Aprendiz, ou seja, além de aprender a trabalhar, o jovem recebe uma ajuda de custo.

Com informações da Prefeitura de Anápolis[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]