Rolândia (PR): Johnny Lehmann assina termo de parceria com o Incra

PTB Notícias 8/12/2014, 13:08


O prefeito de Rolândia (PR), Johnny Lehmann (PTB), assinou na segunda-feira passada (1/12/2014), em Curitiba (PR), termo de cooperação técnica entre o município e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Com este novo termo, as Unidades Municipais de Cadastro (UMC’s) terão seu atendimento ampliado com a implantação da Sala da Cidadania Digital do Incra, portal de serviços prestados pela autarquia.

Em fase de instalação nos municípios, o ambiente virtual disponibiliza vários serviços oferecidos pelo Incra, como a renegociação de dívidas e a atualização cadastral de assentados, dados do INSS e informações sobre o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

As Salas da Cidadania funcionarão como uma espécie de escritório do Incra nos municípios, proporcionando um atendimento mais próximo aos proprietários de imóveis rurais, que não precisam se deslocar até a sede do Incra, na capital paranaense, para ter acesso a serviços como emissão do CCIR, documento necessário para efetivar qualquer transação envolvendo imóveis rurais no país.

“O objetivo é que as Salas da Cidadania sejam uma representação do Incra nos municípios, formando uma forte rede integrada entre os governos federal e municipal, levando o serviço para mais perto dos proprietários”, afirma o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra GuedesFuncionalidadesA nova plataforma de atendimento ao cidadão que o Incra oferecerá à sociedade, por meio da Sala da Cidadania, ampliará o acesso de assentados e proprietários rurais a vários serviços importantes para esse público.

Além de renegociar dívidas, os beneficiários da reforma agrária poderão, por exemplo, fazer atualizações cadastrais, solicitar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-B), declaração de INSS e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ou apresentar demandas do programa Minha Casa, Minha Vida e do Pronatec.

A nova Sala da Cidadania, que entrará em funcionamento a partir da primeira quinzena de abril, é um ambiente virtual e físico onde podem ser encontrados os principais serviços ofertados pelo Incra.

O portal da Sala da Cidadania poderá ser acessado por meio de dispositivos com acesso à internet ou na rede de atendimento física existente nas superintendências regionais e nas unidades avançadas do Incra ou, ainda, nos novos espaços que serão criados a partir das parcerias com sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações e prefeituras municipais.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de RolândiaFoto: Divulgação/Prefeitura de Rolândia