Romeu Tuma apóia luta de delegados de polícia do Brasil pela PEC 549

PTB Notícias 19/02/2010, 8:16


O senador Romeu Tuma (PTB-SP) manifestou nesta quinta-feira (18/02) seu apoio à luta da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 549/06), que reinsere a categoria nas carreiras jurídicas.

Tuma leu ofício encaminhado pela associação, em que a entidade anuncia manifestação programada para os próximos dias 23 e 24 no Salão Verde da Câmara dos Deputados, como forma de demonstrar “força e união aos parlamentares”.

De acordo com o ofício lido por Tuma, os delegados pretendem formar blocos por estado “com a missão de visitarem cada um dos deputados”.

Com isso, os delegados esperam que cada parlamentar se comprometa em cobrar do respectivo líder partidário o apoio à PEC; subir à tribuna e discursar em apoio à aprovação da PEC; e autorizar que seu nome conste de uma faixa de apoio.

– Não há a menor dúvida e que a carreira de delegados de polícia tem natureza jurídica tanto pelas exigências de sua investidura como pelas características específicas do cargo – afirmou.

Caso seja aprovada, a PEC elevará o piso salarial dos delegados de polícia ao patamar de membro do Ministério Público “que tenha atribuição para participar das diligências na fase investigatória criminal, vedado o exercício de qualquer outra função pública, exceto uma de magistério”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado