Romeu Tuma destaca aumento do consumo de drogas sintéticas

PTB Notícias 25/06/2009, 17:12


Em pronunciamento nesta quinta-feira (25/6), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) destacou o Relatório Mundial sobre Drogas 2009 da Organização as Nações Unidas (ONU), segundo o qual o mercado global de cocaína, opiáceos (ópio, morfina e heroína) e maconha está estável ou em declínio, enquanto a produção e o uso de drogas sintéticas estão em crescimento nos países em desenvolvimento.

O documento foi lançado em Washington nesta data para marcar a passagem do Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho.

O relatório mostra que o mercado de drogas já movimenta US$ 50 bilhões, destacou Tuma, que defendeu a adoção de políticas públicas para o tratamento de dependentes.

Ele registrou o lançamento, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, de um programa para a redução da violência provocada pelo tráfico de drogas.

Tuma ressaltou que o relatório também questiona a descriminalização das drogas.

De acordo com o estudo, a manutenção das drogas como ilícitas gera um mercado negro de proporções macroeconômicas, que causa violência e corrupção.

Entretanto, alerta que a proposta de legalização das drogas como uma forma de acabar com essa ameaça seria um “erro histórico”, tendo em vista que essas substâncias representam “um grande perigo à saúde e, por essa razão, são e devem permanecer controladas”.

fonte: Agência Senado