Romeu Tuma pede investimentos para recuperar o Rio Tietê

PTB Notícias 1/10/2009, 18:43


O senador Romeu Tuma (PTB-SP) comunicou em Plenário, nesta quinta-feira (1º/10), que espera conseguir reunir, numa comissão do Senado, todos os prefeitos de cidades paulistas que margeiam o Rio Tietê, com o objetivo de discutir alternativas de investimentos para a recuperação do rio.

Tuma lamentou que o Rio Tietê esteja praticamente morto em vários trechos metropolitanos, “tamanha a falta de oxigenação e inacreditável poluição que o transformaram em um esgoto a céu aberto”.

Ele lembrou que a partir da década de 40, ainda era possível nadar e pescar no trecho paulistano do rio, onde ele disse ter aprendido a nadar.

– Era uma alegria imensa pescar nas margens do Rio Tietê, e hoje nós sabemos o que está acontecendo – afirmou Tuma, que mencionou recente série de reportagens da Rede Globo sobre o tema.

Segundo o senador, sempre se tentou maquiar os efeitos da poluição do Tietê, mas nunca se viu, efetivamente, atitude do poder público no sentido de reduzir o envenenamento e a poluição do rio.

Para o senador por São Paulo, “as possibilidades de cura” do Tietê são diretamente proporcionais a um esforço conjunto dos poderes públicos, nos níveis municipal, estadual e federal.

– Creio que o Tietê mereça esta atenção, quando menos seja em respeito à sua história e ao tanto que ainda pode dar ao país – concluiu o senador.

fonte: Agência Senado