Ronaldo Santini chega a seu primeiro mandato no parlamento gaúcho

PTB Notícias 5/01/2011, 22:42


O deputado eleito Ronaldo Santini (PTB) chega a seu primeiro mandato no Parlamento gaúcho com 15 anos de experiência no Congresso Nacional, onde assessorou o senador Sérgio Zambiasi, além de outros parlamentares, e também exerceu por seis anos a função de secretário da bancada gaúcha no Congresso.

Mesmo com esta bagagem, o parlamentar afirma que tem muita vontade de aprender e de inteirar-se sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa e de representar, especialmente, os cidadãos dos pequenos municípios.

“Primeiramente pretendo me inteirar, ver como funciona e sentir as peculiaridades da Casa, e após este reconhecimento, começar a desenvolver meu trabalho dentro daquilo que aprendi lá no Congresso, que é a defesa dos pequenos municípios que muitas vezes não têm voz nem vez”, destaca.

InfraestruturaAdvogado, Santini acredita que dois grandes temas de Estado são a infraestrutura e a questão orçamentária.

Neste sentido vai focalizar também suas discussões e análise, “sempre tendo consciência de que os pequenos municípios precisam ter suas demandas pesquisadas e atendidas, contribuindo para a fixação dos jovens e dos trabalhadores na região, evitando a concentração na região metropolitana”.

Apoio aos excepcionaisOutro tema de seu mandato será a defesa das APAEs, pois é um trabalho que realiza há muito anos.

“Sou apaeano convicto há muito tempo”, ressalta.

Pretende ainda atuar na defesa do turismo regional, pois acredita tratar-se de “uma indústria sem chaminés, que desenvolve a economia dos município como um todo”.

Natural de Lagoa Vermelha, onde nasceu há 38 anos, Santini é casado com Adriani e pai de Pedro e Paulo.

O parlamentar eleito possui “uma identidade muito grande” com a região dos Campos de Cima da Serra, com a zona da produção, com a região da Serra e igualmente com a Metade Sul do estado.

Afirma que “por conta do trabalho como assessor parlamentar que desempenhou em Brasília acabou sendo votado em várias regiões do estado”.

Santini recebeu votos em 368 municípios, concentrados em sua terra natal, onde fez 7.

474 votos e em Veranópolis, onde fez 1.

786 do total de 35.

029 votos que o elegeram.

“Fiquei um deputado estadual mesmo, representando todas as regiões do Estado”, ressalta.

Orçamento e ensino técnicoSantini observa que, durante sua atuação como secretário da bancada gaúcha no Congresso, participou das discussões técnicas dos assessores a respeito da elaboração do orçamento geral da União, e também na fiscalização da execução orçamentária.

Esta experiência ele pretende trazer para seu trabalho no Parlamento gaúcho.

Além disso, vai defender o aumento de recursos para a área do ensino técnico.

“Defender a questão da escola técnica é de vital importância para o desenvolvimento regional e também para a geração de mão-de-obra, pois formando um bom profissional, se forma um empreendedor, que se especializa e pode vir a montar seu negócio próprio”, afirma o parlamentar eleito, salientando que “o ensino comum larga o estudante no mercado de trabalho, sem experiência nenhuma”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Cenário de Notícias