Ronaldo Santini destaca força-tarefa para recuperar rodovia BR-470

PTB Notícias 12/09/2015, 7:31


Incansável batalhador por melhorias na BR-470, sendo um dos principais personagens na conquista da federalização da rodovia, oficializada pelo Ministério dos Transportes no início deste ano, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) destacou, na última quarta-feira (09/09/2015), o trabalho que vem sendo realizado no trecho entre o distrito de Barretos e André da Rocha.

A iniciativa faz parte de uma força-tarefa coordenada pela prefeitura de Lagoa Vermelha, com apoio das administrações municipais de Capão Bonito do Sul e André da Rocha.

As obras contemplam a solicitação de Santini, juntamente com o vereador lagoense, Valdir Pomatti (PTB), membro da Comissão Pró BR-470, da Câmara de Lagoa Vermelha, encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Estão sendo realizados reparos em 43 pontos críticos da estrada em 38 quilômetros de chão-batido, através de patrolamento, compactação com rolo, serviços de caminhão e escavadeira hidráulica.

O trabalho será concluído com cascalhamento até a ponte do Rio Turvo.

Este material foi conseguido por meio doações voluntárias.

Santini ressalta que a força-tarefa está sendo feita, com autorização do Dnit, devido às péssimas condições de trafegabilidade da via e pela demora na realização de obras, por conta do processo de federalização e problemas na licitação.

“Realmente não dá para esperar pela burocracia dos governos estadual e federal para que aconteça a recuperação do trecho.

Por isso intermediamos esta ação compartilhada entre as prefeituras para amenizar o sofrimento e o prejuízo dos usuários”, frisou.

O Dnit projeta para este trajeto um Contrato de Recuperação e Manutenção (Crema), no valor de R$ 26 milhões, por um ano e meio, em 56 quilômetros entre o km 135,3 e o km 88,4.

O Dnit informa que após o desfecho da licitação, as máquinas da empresa vencedora do processo iniciam o trabalho de conservação que deverá ser realizado pela empresa CCL, primeira colocada na concorrência.

A CCL também venceu a licitação para recuperar essa BR, pelo mesmo período de Crema, entre o km 210 (entroncamento com a ERS-431, em Bento Gonçalves) e o km 360,7 (entrocamento com a BR-290, em Arroio dos Ratos).

O contrato que já está formalizado tem valor de R$ 34 milhões e as obras estão sendo realizadas, a partir da região Carbonífera em direção à Serra gaúcha.

Tapa-buracos, avaliações da camada asfáltica e levantamento técnico já vem sendo realizado entre Montenegro e Carlos Barbosa.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria