Ronaldo Santini participa de Audiência Pública sobre segurança, em Roca Sales

Agência Trabalhista de Notícias | 20/03/2017, 6:57
Créditos: Ederson da Rocha/ALRS

Na quarta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Roca Sales (RS) promoveu uma Audiência Pública para tratar do tema da segurança. O presidente da Comissão Especial da Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), foi convidado para relatar as atividades do órgão técnico junto aos departamentos de segurança do Estado.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Legislativo rocasalense, Gilvani Bronca, e proposta pelo vereador Adriano Horbach, com apoio dos demais vereadores, entre eles, Ivair Zanchetti. Na sua justificativa, Kiki afirmou a necessidade de debater a questão da insegurança que preocupa a comunidade local e regional.

Na presença de delegados da Polícia Civil e comandantes da Brigada Militar, foram relatados diversos delitos que têm acontecido no município, assustando a população. A principal reivindicação dos participantes é quanto a falta de efetivo nas polícias, equipamentos e monitoramento eletrônico da cidade.

Santini informou que as audiências públicas e visitas técnicas da comissão têm identificado elementos pontuais que devem ser combatidos para redução da violência no Estado. “Sem dúvida a falta de efetivo é o principal motivo do enfraquecimento da nossa força de segurança contra o crime”, frisou. O deputado salientou que está cobrando uma atitude do governo nesse sentido.

O encontro finalizou com os seguintes encaminhamentos: por parte da administração municipal, o prefeito Amilton Fontana assumiu o compromisso de ceder um estagiário para serviços administrativos junto à Polícia Civil; a Prefeitura e a Câmara de Vereadores também vão estudar juntas a possibilidade de ampliação do auxílio moradia para policiais que trabalham no município, em convênio com o Consepro. Trata-se de uma lei municipal que deverá ser alterada; o deputado também pediu apoio do prefeito, vice e vereadores que solicitem ao seus deputados federais a indicação de recursos de uma emenda da bancada federal gaúcha em Brasília, que deverá contemplar municípios com a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico; o Comando Regional da Brigada Militar com apoio da Comissão vai solicitar a retomada do Patrulhamento do interior das localidades.

Com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)