Ronaldo Santini pede apoio de deputados à campanha Todos Pela Saúde

PTB Notícias 25/04/2013, 8:30


Na reta final da coleta de um abaixo-assinado que busca atingir até o final de abril 1,5 milhão de assinaturas, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) utilizou o espaço de lideranças do plenário da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (24/4/2013), para fazer um apelo aos colegas parlamentares que intensifiquem o apoio à campanha Todos Pela Saúde.

Santini é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do RS, que lidera a mobilização de iniciativa popular para apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), propondo que a União destine pelo menos 10% do Orçamento na Saúde.

O petebista comentou que os municípios e estados têm a obrigação constitucional de aplicar índices na área da saúde (municípios 15% e estado, 12%).

“Todavia, o governo federal ainda não tem este compromisso.

Esta PEC poderá ser a oportunidade da garantia de recursos federais, de forma regulamentar”, frisou.

Preocupado com a crise financeira das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que estão sendo prejudicados pelos valores defasados da Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o parlamentar ratificou que esta não é uma causa política ideológica, que vai beneficiar alguém, mas é uma causa de todos em benefício da população.

Por isso ele pediu que esta causa seja encarada com muita responsabilidade por todos os parlamentares.

Agradecendo ao presidente Pedro Westphalen (PP) por ter formalizado a cooperação da Casa à campanha Todos Pela Saúde, da Frente Parlamentar, reforçou o pedido aos coordenadores regionais da frente, que se envolvam mais, mobilizem suas bases e coletem o máximo de assinaturas nestes últimos dias.

“Vamos mostrar a força do nosso estado nesta luta em defesa das pessoas que só tem o SUS a recorrer na hora que ficam doentes”, enfatizou o deputado.

Santini encerrou dizendo acreditar que o apelo popular, através de abaixo-assinado, irá chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff, devido à sua experiência e sensibilidade com a situação da saúde no país.

O trabalho da frente estadual, que propõe um amplo debate sobre o tema, é realizado em parceria com a Frente Parlamentar nacional, presidida pelo deputado federal Antonio Brito (PTB-BA).

A organização das atividades são realizadas juntamente com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes Religiosos e Filantrópicos do RS, que tem como presidente o Dr.

Júlio Dornelles de Matos.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Marcelo Bertani