Ronaldo Santini recebeu confirmação de que rodovia será devolvida à União

PTB Notícias 22/06/2012, 16:52

“É uma conquista que ficará na história do Rio Grande do Sul, resultado da união de forças e trabalho de diversas autoridades, lideranças regionais, da imprensa e da própria comunidade”.

Assim comemorou o deputado Ronaldo Santini (PTB), ao ser informado que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) apresentou parecer técnico favorável à devolução da RSC-470 do Estado para o governo federal.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22), pelo governo do Estado e o Dnit.

A rodovia passará a ser de responsabilidade federal em todo o seu traçado, desde Barretos, em Lagoa Vermelha, até Camaquã.

O trecho da RSC-101 administrado pelo Estado também fará parte deste processo de federalização, que deverá ocorrer ainda em 2012.

Como um dos principais líderes da campanha pela federalização, Santini destacou a mobilização estadual realizada em torno da demanda, ressaltando o empenho da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra).

“Debatemos o tema nos mais variados setores das esferas federal, estadual e municipais, realizamos diversas reuniões e audiências, promovemos um abaixo-assinado e vários outros movimentos para chamar atenção sobre a importância desta rodovia para o desenvolvimento do Estado.

E é com grande alegria que, hoje, anunciamos esta conquista”, frisou o parlamentar.

Vice-líder do governo no Parlamento gaúcho, o petebista enalteceu a participação do governador Tarso Genro neste processo, desde o início de sua gestão.

Santini também fez questão de destacar o apoio das associações de municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), dos Campos de Cima da Serra (Amucser), do Planalto (Ampla) e do Vale do Caí (Amvarc).

Nos próximos dias, o governador encaminhará projeto de lei à Assembleia Legislativa, autorizando a transferência.

O governo do Estado confirmou que, até o Dnit concluir o processo de absorção da estrada, as obras de asfaltamento do acesso a André da Rocha e de restauração do trecho entre Veranópolis e Nova Araçá, continuarão sendo realizadas, além do projeto de duplicação da rodovia, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Representação regionalPara o presidente da CICS Serra, Ademar Petry, a conquista mostra a força da representação regional.

“O deputado Santini está sendo um incansável lutador desta causa e merece o reconhecimento de todos por sua dedicação”, afirmou.

O empresário ressaltou que a adequação da RSC-470, por meio de investimentos federais, irá alavancar o desenvolvimento empresarial com resultados positivos na economia, gerando emprego e renda para a população gaúcha.

Nesta semana, Santini, Petry e os presidentes das associações comerciais de Nova Prata, Edson Morello, e de Farroupilha, Gervásio Silvestrin, estiveram em Brasília, participando de diversas audiências em defesa da federalização da estrada e outros temas da Serra.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul