Ronaldo Santini trata da situação do hospital de Carazinho com lideranças

PTB Notícias 5/11/2015, 6:31

Uma reunião na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (4/11/2015), coordenada pela Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, discutiu a situação financeira do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC).

O deputado Ronaldo Santini (PTB), que preside a frente, coordenou o encontro na presença dos deputados Zilá Breitenbach (PSDB) e Sérgio Turra (PP), além de prefeitos, vices, vereadores e secretários de Saúde dos oito municípios que compõem a microrregião atendida pela casa de saúde.

O debate foi realizado por conta da grande crise financeira que o setor hospitalar filantrópico enfrenta, diante do atraso e da redução dos repasses de recursos do governo do Estado e da União, que sobrecarregou as prefeituras.

Sendo assim, os gestores municipais buscaram apoio dos deputados da frente parlamentar para apresentar ao Executivo estadual uma pauta de reivindicações que inclui a imediata correção dos valores do teto da gestão plena, a implementação de habilitação do complemento das diárias da UTI, a instalação de um ambulatório de urologia e a progressão de nível do ambulatório de traumatologia (atualmente a população é atendida por este serviço em Passo Fundo).

Em forma de apoio à demanda solicitada, os deputados presentes na reunião, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edson Brum (PMDB), e dos deputados Vilmar Zanchin (PMDB) e Tiago Simon (PMDB), assinaram um ofício da frente parlamentar, que foi entregue pelos representantes municipais ao secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, em audiência no Palácio Piratini.

A comitiva estava composta pelos prefeitos Sérgio Lasch e a vice Juliane Kempf (Lagoa dos Três Cantos), Rafael Kochenborger (Coqueiros do Sul), Cristiane Alberton Franco (Santo Antônio do Planalto), Teodora Lutkemeyer (Não-Me-Toque) e Renato Suss (Carazinho); pelos vereadores Leandro Kempf (Lagoa dos Três Cantos), Paulino de Moura (presidente da Câmara de Carazinho) e Gerno Altmann (Santo Antônio do Planalto); pelos secretários municipais Jairo Cossel (Lagoa dos Três Cantos), João Ricardo Hartmann (Carazinho), Carine Bernardi (Almirante Tamandaré do Sul), Kênia Alberton (Santo Antônio do Planalto), Marco da Costa (Não-Me-Toque) e Marcos Petri (Victor Graeff); e pelo diretor do HCC, Hélio Lutz.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foto: Ederson da Rocha/Assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)