‘Rondônia exportará carne para os Estados Unidos’, diz Nilton Capixaba

PTB Notícias 17/02/2014, 7:51


A cidade de Vilhena (RO) foi contemplada na sexta-feira (14/2/2014) com o anúncio de que a unidade JBS Friboi poderá exportar sua produção para os Estados Unidos.

A informação foi dada pelo superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA-RO), José Valterlins Calaça, durante audiência no gabinete da prefeitura.

De acordo com o deputado Nilton Capixaba (PTB), o processo vai abrir as portas de Rondônia para o mundo.

A Friboi é uma das empresas que mais geram emprego e renda para Vilhena.

“O agronegócio está em alta e se confirma com o aumento na produção de carne processada em nosso Estado”, frisou o petebista.

Para José Valterlins, a parceria entre os governos federal, estadual, municipal e a iniciativa privada é o modelo de gestão para alavancar os números do agronegócio no Estado.

Atualmente Rondônia já exporta carne para mais de 30 países.

“A inclusão dos EUA na pauta de exportações de carne bovina in natura representará um novo momento para a cadeia da carne rondoniense”, destacou.

A Prefeitura de Vilhena celebrou um termo de cooperação com a JBS para contratação de aproximadamente 250 funcionários para introduzir o processo de exportação para os EUA.

De acordo com o prefeito José Rover (PP), esta iniciativa alavanca a economia municipal e representa grandes números para o cone sul do Estado.

“Começamos este processo há um ano e hoje está sendo sacramentado com a parceria do MAPA-RO”, conta o prefeito, citando que este ato é um verdadeiro marco na historia de Vilhena.

De acordo com gerente industrial do JBS Vilhena, Luciano Santos, com esta iniciativa será ampliado de 1.

250 para 1.

600 cabeças/dia de abate, aumentando a geração de emprego e renda no município.

“O Frigorífico Friboi contribui há 16 anos com o progresso do município de Vilhena.

” Estavam presentes na solenidade o deputado Nilton Capixaba, o prefeito José Rover, o gerente industrial do JBS Vilhena, Luciano Santos, além do fiscal federal agropecuário do MAPA-RO, Mario Cesar Brandão Barros.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica