Rose França quer prevenção de problemas auditivos em crianças

PTB Notícias 21/06/2007, 11:49


A vereadora petebista Rose França (MG) apresentou, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, um Projeto de Lei propondo formas de combater problemas auditivos em crianças.

“A diminuição da audição na criança logo nos primeiros anos de vida, interfere, de forma decisiva, no desenvolvimento de suas habilidades da fala e linguagem.

Conseqüentemente, no futuro, problemas relacionados com o desenvolvimento social, emocional e relacionamento familiar podem ocorrer”.

De acordo com a matéria, a prevenção da surdez em recém-nascidos se dará através de uma política na área da saúde pública, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde elaborar um conjunto de ações, que serão desenvolvidas com base em informações à população, sobre os sintomas indicativos da doença.

Haverá avaliações médicas preventivas, através de pediatras e de uma equipe, formada por multiprofissionais, em todas as UBS, Policlínicas e Hospitais Municipais.

Caso seja detectado problemas de audição na criança, serão treinados professores especializados em linguagem dos sinais, além do fornecimento de próteses auditivas necessárias à reabilitação da pessoa portadora de deficiência auditiva.

“Hoje, no Brasil, aproximadamente uma em cada mil crianças nasce com surdez profunda.

Uma realidade que precisamos mudar ou fazer com que esses cidadãos também participem do processo democrático da vida em sociedade”, disse Rose, que espera votação da matéria em plenário.

A petebista acredita que um dos maiores efeitos da falta de orientação adequada à criança portadora de surdez é a dificuldade de aprendizado.

A legisladora diz que, se o problema for detectado bem cedo, efeitos adversos poderiam ser minimizados ou prevenidos.

Agência Trabalhista de Notícias