RS: Ronaldo Santini defende infraestrutura de transportes e agropecuária

PTB Notícias 16/02/2015, 9:29

O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) cumpriu uma série de agendas em Brasília, na última semana, para tratar de diversos pautas relacionadas à infraestrutura e desenvolvimento da produção agropecuária gaúcha.

O parlamentar esteve acompanhado de representantes da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Uma das principais notícias foi a confirmação, por parte do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, sobre a conclusão do processo de federalização da RSC-470, que tem anúncio previsto para o dia 16 de março.

Nessa data será entregue o levantamento patrimonial da rodovia, desde Lagoa Vermelha até São Jerônimo, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O deputado federal Luiz Carlos Busato e a senadora Ana Amélia Lemos participaram do encontro, reforçando a representação ao pleito.

No Ministério da Agricultura, o secretário executivo Caio Rocha recebeu pedido de implantação de politicas agrícolas para o Rio Grande do Sul.

O grupo solicitou, prioritariamente, a destinação de incentivos à bacia leiteira do Estado.

O mesmo assunto foi levado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Representando a Assembleia Legislativa, o vice-presidente solicitou que a União apresente uma solução rápida para socorrer os produtores gaúchos, para que amenise essa grave crise.

Na Secretaria da Aviação Civil, ao ministro Eliseu Padilha, a comitiva solicitou investimentos nos aeroportos gaúchos, inclusive a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e posteriormente, a construção do Aeroporto Vinte de Setembro, em Portão.

O ministro assegurou que serão priorizados quinze aeroportos do Estado, que já foram incluídos no Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC).

Com relação ao Salgado Filho, ele afirmou que as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem serão licitadas imediatamente, sendo realizadas paralelamente à construção do terminal de cargas e aumento do terminal de passageiros que já estão em obras.

Esta pauta contou com presença do presidente da Frente Parlamentar Pró-Ampliação do AI Salgado Filho e aeroportos da região, deputado Maurício Dziedricki.

O parlamentar avaliou positivamente a viagem e seguirá acompanhando a tramitação das demandas.

“A federalização da RSC-470 é a realização de um sonho gaúcho, em especial, a Serra e a região Nordeste, que está sendo possível, de forma concreta agora.

Amenizar a situação financeira dos nossos produtores de leite é outra demanda urgente que depende do nosso empenho político.

Assim como, resolver as questões de infraestrutura aeroportuárias, importantes para o transporte da produção e para qualificar o atendimento aos passageiros”, salientou Santini.

Estes temas também foram tratados com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, que manifestou-se engajado às reivindicações.

Acompanharam as audiências, o presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Edson Vinicius Morello, o prefeito de Nova Araçá e presidente da Amesne, Aícaro Umberto Ferrari, o prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, o presidente da CIC de Farroupilha, Gervásio Silvestrin, e o presidente do Conselho Superior da CICS Serra, Ademar Petry.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Foto: Divulgação/Assessoria