RS: Ronaldo Santini palestra sobre Desburocratização dos Serviços Públicos

PTB Notícias 21/09/2015, 7:45


Presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) palestrou sobre o tema para estudantes da Faculdade Fisul de Garibaldi, na última quinta-feira (17/09/2015).

O vice-presidente Legislativo gaúcho foi convidado pelo aluno da instituição e presidente do Diretório Acadêmico, Elisandro Castro, para explanar os entraves da burocracia no serviço público e possíveis soluções para o problema.

Santini foi o convidado da quinta-feira em um ciclo de palestras organizadas pela Semana Acadêmica dos cursos de Direito, Administração, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.

“A burocracia no Brasil causa prejuízo superior a R$ 46 bilhões.

A legislação é uma das principais culpadas nesse processo, devido ao número excessivo de leis que burocratizam o sistema, atrapalhando o atendimento ao cidadão e aos empresários”, explicou.

Para amenizar os problemas, o deputado entende que é preciso reduzir o número de procedimentos para abrir uma empresa, por exemplo.

Também destaca a demora nos encaminhamentos de perícias e aposentadorias do INSS.

E ainda, agilizar a tramitação dos processos judiciais.

Entre outras ações que foram elencadas no Relatório Final da Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, realizada em 2014, sob sua própria coordenação.

Foram realizadas audiências públicas e debates com presença dos parlamentares e representantes de todas as esferas da sociedade gaúcha.

Este órgão técnico gerou a Frente Parlamentar que, liderada por Santini, continua debatendo o tema com os setores governamentais e sugerindo projetos ao Parlamento estadual na busca de amenizar os prejuízos sofridos principalmente pelos gaúchos menos favorecidos.

Santini também informou aos estudantes presentes que levará a discussão para o Congresso Nacional, em Brasília, pois foi indicado pela União Nacional dos Legislativos (UNALE) para ser interlocutor da Comissão Especial criada no Senado Federal com as Assembleias Legislativas de todos os estados.

“Combater a burocracia precisa ser uma questão de estado e não de governo.

Por isso precisamos livrar as amarras, que atrapalham o bom funcionamento da máquina pública, e encurtar os caminhos, para que o cidadão possa ser melhor atendido”, destacou.

Presentes no encontro o vereador Luiz Flori Castro, o ex-vice-prefeito de Garibaldi, Francisco Tedesco, diretor acadêmico Robeto Macagnan e a diretora geral Marlene Nickel, a coordenadora do curso de Direito, professora Vera Biolchi, e demais professores.

Também fazem parte do Diretório Acadêmico os alunos Franciele de Conti, Paulo Silvestri, Ismael Ramires, Jarbas Bordinhão e Luciana Elisa Bruchez.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Vereador Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria