RS: Sperotto quer banana no cardápio da merenda escolar da rede pública

PTB Notícias 8/09/2014, 12:32


De autoria do deputado José Sperotto (PTB), o (http://proweb.

procergs.

com.

br/consulta_proposicao.

asp?SiglaTipo=PL&NroProposicao=186&AnoProposicao=2014″ target=”_blank) projeto de lei 186/2014 inclui a banana verde (biomassa), a banana in natura e a banana desidratada (seca) no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

“A inclusão da biomassa de banana verde, da banana natural e da banana desidratada na merenda das escolas da rede pública estadual pretende agregar valor nutricional à refeição dos estudantes e contribuir para a geração de renda dos agricultores familiares que produzem o alimento”, argumenta Sperotto.

Alimento completoO parlamentar destaca que, de acordo com especialistas, a banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, alivia azia, acalma o sistema nervoso, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais.

“Pode-se dizer que é um remédio natural contra várias doenças”, registra.

Considerado um alimento completo, é fundamental na dieta alimentar, rico em vitaminas A, C, E e as do grupo B; além de ser rico em minerais como potássio, ferro, cobre, flúor, cálcio, fósforo e magnésio; contém ácido fólico, considerado vital para o metabolismo e a formação de glóbulos vermelhos; é uma fonte natural de energia (carboidratos), glicose, frutose e amido; e contém baixas calorias.

Biomassa e banana secaOutra forma de se obter os benefícios da banana é através da ingestão da biomassa de banana verde e da banana desidratada.

“A biomassa de banana verde é, basicamente, um purê que atua como um espessante em receitas, aumentando o volume e dando consistência.

Por ser uma fruta verde, não interfere no sabor dos pratos em que é adicionada.

Os celíacos (intolerantes ao glúten) podem se beneficiar do uso da biomassa para melhorar receitas em substituição de farinhas, aveia, centeio”, acrescenta o proponente.

Por fim, o parlamentar do PTB destaca ainda os benefícios do uso da banana desidratada: o processo de desidratação elimina a possibilidade de perda da fruta, reduzindo prejuízos e concentrando as propriedades nutricionais por mais de seis meses.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência de Notícias ALRSFoto: Marcelo Bertani/Agência ALRS