RS: Vereador Divaldo Lara protocola projeto ‘Bagé sem Bituca’

PTB Notícias 3/09/2015, 7:34

Preocupado com a destinação correta do lixo tóxico provindo das bitucas de cigarro, o presidente da Câmara Municipal de Bagé (RS), vereador Divaldo Lara (PTB), protocolou o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a implementar ecopontos específicos para descarte e destinação do resíduo no município.

Trata-se do projeto “Bagé sem Bituca”, cujos coletores (em formato de cigarro), instalados na cidade, destinam-se ao depósito das bitucas que, posteriormente, são recolhidos pela empresa responsável e encaminhados a uma unidade de coprocessamento.

O material, após passar por um processo chamado “blending”, auxilia na produção de cimento.

As unidades, produzidas em dois tamanhos, podem armazenar de 3 a 6 mil bitucas.

A iniciativa não onera o poder público, visto que os coletores são subsidiados por meio de anúncios publicitários de empresas que poderão ter suas marcas divulgadas e associadas ao projeto.

“Por meio dessa iniciativa pioneira buscamos destinar corretamente esse lixo tóxico, auxiliar na limpeza das ruas, evitar a poluição do solo do aterro sanitário e destinar os resíduos a um aproveitamento correto sob o ponto de vista ambiental”, diz Divaldo Lara.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Divaldo Lara (PTB-RS)Foto: Divulgação/Assessoria