SAMU da Prefeitura de Santo André é destaque no cenário nacional

PTB Notícias 29/12/2011, 14:38


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Santo André (SP), administrada por Aidan Ravin (PTB), por meio do projeto Samu nas Escolas, ganhou destaque no site do Ministério da Saúde, na página do serviço.

O Portal deu detalhes da ação, o texto é ilustrado por fotos e o programa, apontado como exemplo para todas as cidades do Brasil que possuem o serviço.

O projeto desenvolve palestras didáticas nas unidades de ensino do município.

Desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente de Urgência (Nepu), em 2011, o programa visitou mais de 40 escolas, entre instituições municipais, estaduais e particulares, atingindo mais de 10 mil alunos.

“Para o próximo ano, teremos novidades, com material ilustrativo e uma nova peça de teatro”, antecipou a coordenadora Verônica Dias.

Diante da necessidade de melhorar o atendimento móvel de urgência à comunidade e reduzir o percentual de trotes, o projeto Samu nas Escolas também torna crianças e adolescentes, que formam o público alvo da iniciativa, multiplicadores junto à família e sociedade.

O conteúdo das palestras aborda prevenção, como acidentes domésticos, de trânsito e na escola.

Inclui primeiros socorros, forma correta de acionar o número 192, emergências clínicas (insuficiência respiratória, convulsão, desmaio, febre) e emergências traumáticas (queda, atropelamento, corte/ferida, acidente odontológico, ferimento oculares e corpo estranho).

A estratégia envolve uma equipe técnica do Samu que vai até a unidade escolar, e, por meio de teatro, apresenta a montagem aos alunos e funcionários.

Como suporte, uma ambulância descaracterizada do Samu e adesivada com o logo do projeto, acompanha a visita.

Um mascote do personagem Samuzinho, criado especialmente para a ação, garante a animação.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Santo André