Sancionada lei de Campos que amplia gratuidades nos transportes públicos

PTB Notícias 3/07/2014, 12:57


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou na quarta-feira (2/7/2014) o decreto que regulamenta a lei 15.

187, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), que amplia a gratuidade às pessoas com mais de 60 anos nos transportes públicos estaduais: Metrô, CPTM e EMTU.

A partir da próxima segunda-feira (7) os usuários já poderão contar com este benefício social, bastando ter os cartões do Bilhete Único ou o Cartão Bom.

“A conquista beneficia diretamente mais de 5 milhões de idosos na Região Metropolitana de São Paulo”, agradeceu Antônio Alves da Silva, presidente da Fapesp (Federação das Associações e Departamentos de Aposentados do Estado de São Paulo).

Essa é uma bandeira do movimento de aposentados que teve integral apoio do deputado Campos Machado e do governador Geraldo Alckmin.

A partir do dia 7, os aposentados e idosos que ainda não possuem os cartões, poderão fazer o credenciamento nos postos da SPTrans, Metrô ou CPTM para usar gratuitamente ônibus, metrô e trens da Região Metropolitana de São Paulo.

“Com este ato, o governador Geraldo Alckmin faz justiça às pessoas com mais de 60 anos e demonstra o seu carinho pelos aposentados”, disse o deputado Campos Machado, autor da lei.

O decreto traz as regras para o cumprimento da legislação, sancionada em outubro do ano passado.

“Uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho, enfim se locomover de forma gratuita”, afirmou Alckmin.

O presidente do PTB Aposentados (movimento do diretório estadual), Antônio Alves da Silva, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e diversas lideranças dos aposentados, pensionistas e idosos prestigiaram o ato.

CadastramentoPara ser concedido o benefício, o usuário interessado deve se cadastrar nos postos autorizados das operadoras de transporte de passageiros e acesso será validado por 180 dias.

Para CPTM e Metrô, os usuários poderão utilizar o Cartão Bom, emitido pela EMTU, ou Bilhete Único que podem ser encontrados nos postos autorizados do Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) ou da Prefeitura de São Paulo.

O Bilhete Único Especial Idoso fornecido pela SPTrans também poderá ser utilizado no sistema metroferroviário (CPTM e Metrô), assim como o Bilhete Sênior, do sistema metropolitano de ônibus da EMTU.

Esse bilhete também deverá ser utilizado para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana de São Paulo.

Enquanto a lei não era regulamentada, os usuários acima de 60 já poderiam viajar gratuitamente no Metrô e CPTM com apresentação do RG ou do Bilhete Único Especial do Idoso.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB-SP e do SP NotíciasFoto: A2 Fotografia/Diogo Moreira